(En)Cena – A Saúde Mental em Movimento

Aprovados: Um besteirol americano que revela a pressão dos adolescentes para o ensino superior

Compartilhe este conteúdo:

“Aprovados” é uma comédia americana de 2006 que gira em torno de um grupo de estudantes do ensino médio que, após serem rejeitados por diversas universidades, decidem criar uma instituição de ensino fictícia para enganar os pais e se livrarem de possíveis castigos e humilhações entre seus pares. Apesar do filme ser de comédia e trazer diversas temáticas diferentes, ela também me levou a refletir sobre os papéis que nos são dados desde a infância: o que devemos ser, quando ser, de que forma, para quem, e por aí vai. 

Em 2023, foi realizada uma pesquisa no Brasil que apontou um nível preocupante de ansiedade entre os jovens de 18 à 24 anos, faixa etária que geralmente está em busca de aprovação em uma instituição de ensino superior (o que não é mera coincidência). Os dados dizem que 31,6 % dessa população é ansiosa, sendo líder dentre todas as faixas etárias no Brasil, dado que é confirmado por educadores e professores. 

Segundo o Hospital Oswaldo Cruz, o estresse decorrente do processo de aplicação nas universidades pode impactar diversas áreas do corpo, afetando cabelos, unhas, boca, dentes e cérebro. Ele também pode prejudicar a memória e enfraquecer o sistema imunológico. No cérebro, o estresse pode levar a mudanças funcionais e no tamanho do hipocampo, que é a parte responsável pela memória, devido ao aumento dos hormônios do estresse, como o cortisol.

O grupo de amigos que protagonizam o filme “Aprovados” são jovens, todos recém formados do ensino médio (que por si só já é uma conquista muitas vezes não reconhecida), e que, apesar da filósofa Hannah Arendt ter afirmado que o ser humano é de infinitas possibilidades, passíveis de transformações e adaptações, ainda somos encurralados com expectativas limitantes sobre quem devemos ser. Em determinado momento, eles são descobertos e são levados à justiça, mas conseguem comprovar que, apesar de terem iniciado como algo “falso”, estabeleceram um senso de pertencimento e comunidade, além de terem adquirido conhecimentos práticos.

O filme “Aprovados” não se passa no Brasil, nem é habituado no ano de 2025, mas é a realidade de muitos jovens que se veem pressionados a entrarem na faculdade assim que finalizam o ensino médio, uma realidade onde o valor e esforço do jovem em processo de aprendizado é medido por quantas e quais aprovações ele recebe por instituições de ensino superior. A pressão é tão nauseante que muitos acreditam de fato que sair do ensino médio sem aprovações significa um fracasso descomunal que determina que tipo de adulto ele será. Não ser aprovado de imediato virou sinônimo de fim do caminho, não há futuro, não há plano B, não há alternativas de carreira ou percurso.

APROVADOS

Diretor: Steve Pink

Elenco: Justin Long, Adam Herschman, Jonah Hill, Blake Lively

Gênero: Comédia

Ano: 2006

MAIS INFORMAÇÕES 

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/mais-de-26-dos-brasileiros-tem-diagnostico-de-ansiedade-diz-estudo/#:~:text=Um%20terço%20(31%2C6%25),mulheres%20(34%2C2%25).

https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/imprensa/releases/pressao-pre-vestibular-pode-afetar-saude-e-bem-estar-dos-estudantes/

Compartilhe este conteúdo:
Sair da versão mobile