(En)Cena – A Saúde Mental em Movimento

Steven Universo – a importância do diálogo na resolução de problemas em “Keystone Motel”

Steven Universo (ou Steven Universe, nos Estados Unidos) é uma série animada norte americana produzida por Rebecca Sugar para o canal televisivo por assinatura Cartoon Network. Você pode conferir mais sobre o desenho neste link.

No episódio “Keystone Motel”, temos uma abordagem sobre a importância do diálogo para a resolução de problemas e conflitos.

Sinopse: Greg leva Steven e Garnet para uma viagem de carro para um motel, mas as discussões entre Rubi e Safira atrapalham os planos de Steven de relaxar e se divertir.

O episódio começa com Garnet e Pérola, que brigaram em um episódio anterior onde Pérola enganou Garnet para se fundirem dias atrás. Pérola diz que sabe que todos estão decepcionados com ela, principalmente Garnet, mas que irá compensar isso e provar que ela é de confiança novamente, porém Garnet a ignora.

Steven está na sala, e seu pai Greg chega em seguida perguntando entusiasmado se querem fazer uma viagem para um motel de estrada. Steven fica muito animado, pelo motel ter piscina, gelo grátis, uma ótima comida e também por ser uma possibilidade para se distrair. Garnet decide acompanha-los.

Chegando ao motel, Greg sai para resolver um problema e pede para Garnet cuidar do quarto. Garnet estava irritada e sua mão esquerda começa a ter espasmos. Enquanto Steve pula na cama para se divertir, Garnet começa a agir de forma estranha e falar sozinha, como se Rubi e Safira estivessem discutindo. O lado Rubi de Garnet diz que não quer perdoar Pérola, mas o lado Safira diz que ela precisa. Rubi diz que se Safira não está disposta a ouvi-la, é melhor ir, forçando uma desfusão.

Separadas, Rubi e Safira continuam a discussão. Safira diz que Rubi está levando o problema para o lado pessoal e flutua até a cama. Rubi reclama que nada é mais pessoal pra elas que fusão, mas Safira simplesmente diz que quanto mais cedo ela perdoar Pérola, melhor será pra todo mundo. Rubi não aceita essa decisão e começa a enfurecidamente queimar o tapete com os pés, enquanto sai do quarto.

Steven também sai do quarto para a piscina e encontra Rubi furiosa andando para um lado e para o outro. Enquanto Steven pede para Rubi lhe fazer companhia, ela continua a reclamar sobre o assunto da fusão. Rubi diz que Safira parece não se importar com o que fusão realmente é, lembrando que elas deveriam ser a “gem superior” no assunto. Rubi não quer deixar isso passar, embora Safira queira.

Steven continua pedindo para que Rubi se junte a ele na piscina. Ela entra e continua reclamando em baixo d’agua, até que a piscina superaquece e faz Steven sair rapidamente.

Steven  retorna para o quarto, que está congelado e azul por conta de Safira. Ele pergunta se Safira está bem, ela diz que sim, mas o gelo nitidamente continua piorando. Antes de conseguir fazer outra pergunta, Safira diz que mesmo que ela converse com Rubi, ela não escutaria. Ela continua dizendo que sabe que Steven irá dizer para elas conversarem, mas diz que isso é irrelevante e que Rubi não poderá ficar com raiva de Pérola para sempre. Ela diz que de acordo com sua visão do futuro, Rubi com o tempo irá voltar e admitir que ela está certa.

Steven novamente sai do quarto e se encontra com seu pai na van, que trouxe pizza. Ele percebe que Garnet se separou em Rubi e Safira e diz que algo muito sério deve ter acontecido para ter chegado a isso. Steven não entende por que as duas não podem simplesmente conversar sobre isso e Greg explica que as vezes duas pessoas quando se amam machucam umas às outras sem perceberem, e sugere que Steven dê espaço para elas. Steven discorda e diz continua dizendo que seria melhor que as duas conversassem e resolvessem isso.

No dia seguinte durante o café da manhã, Steven e seu pai estão juntos com Rubi e Safira na mesa, embora as duas não estejam comendo, mas elas logo começam a discutir. Embora gems não comam, Greg diz que Garnet gosta de fazer isso de vez em quando, mas diz que Rubi diz que Garnet não está lá e começa a agitar a mesa.

Enquanto discute, Safira aponta calmamente o quanto Rubi se agita e demonstra raiva visivelmente, enquanto Rubi reclama que Safira está sempre mostrando o quanto sabe de tudo a todo momento. Quanto mais discutem, mais agitada Rubi fica, até bater na mesa e jogar todo o café da manhã para o alto. Steven começa a querer chorar e de repente fica bravo, joga o prato no chão e se retira da mesa.

Rubi e Safira vão atrás dele para conversar e Steven furioso diz o quanto estava animado para viajar com Garnet e se divertirem, mas a viagem está sendo horrível. Ele começa a se questionar se o problema é ele, Rubi tenta conforta-lo dizendo que a culpa e delas, enquanto Safira começa a chorar quando percebe que tudo o que elas fizeram só fizeram ele se sentir mal. Ela estava tão focada no futuro onde tudo estava resolvido que não percebeu que no presente estava ignorando os sentimentos de Rubi e Steven.

Safira começa a entender o porquê de Rubi achar que ela não liga para fusão, enquanto Rubi pede desculpas e tenta conforta-la dizendo que a culpa é dela por só querer despejar a raiva dela em algo ao invés de tentar encontrar uma solução, pedindo então desculpas. Elas se beijam e formam Garnet novamente.

No final do episódio elas percebem o quão importante é falar sobre o que sentem, mas não apenas isso, escutar o que o outro também está sentindo. Rubi só queria sentir raiva sobre a situação e provar o quanto Safira não a entende, sem pensar em uma resolução, enquanto Safira focava na resolução do problema sem ligar para os sentimentos que estavam envolvidos no presente. Nenhuma das duas estava se escutando ou abrindo espaço para se entenderem, em uma comunicação bastante difusa.

Em casa, Garnet ainda não está pronta para perdoar Pérola, mas passa a não ignora-la mais, o que deixa Pérola muito feliz com a possibilidade de poderem conversarem e resolverem essa questão futuramente.

Sair da versão mobile