(En)Cena – A Saúde Mental em Movimento

CAOS 21: Documentário aborda o desastre de Brumadinho

Remains of a railway bridge in the district of Córrego do Feijão. On January 25th, a tailing dam from an iron ore mine from Vale, a Brazilian mining company, collapsed, flooding with almost 13 million m³ of toxic mud the district of Córrego do Feijão, in the city of Brumadinho, in Minas Gerais state. Authorities search for survivors amongst the havoc. This environmental crime takes place a little over three years after the dam collapse in the city of Mariana, also in Minas Gerais state, controlled by Vale and British-Australian BHP. Ponte de ferrovia no distrito de Córrego do Feijão. No dia 25 de janeiro, uma barragem de rejeitos minerais de ferro da empresa Vale rompeu, inundando com quase 13 milhões de m³ de lama tóxica o distrito de Córrego do Feijão, em Brumadinho, Minas Gerais. Autoridades procuram por sobreviventes e vítimas em meio à destruição. Este crime ambiental acontece pouco mais de três anos após a ruptura da barragem em Mariana, Minas Gerais, controlada pela Vale e pela anglo-australiana BHP.

Dentro do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS 2021 haverá o Psicologia em Debate com foco no tema “Recomeço Brumadinho”. O evento ocorrerá no dia 03 de novembro de 2021 das 14 às 17 horas, por meio de uma sala no Google Meet, com a presença da facilitadora Camila de Menezes Brusch. O Psicologia em debate é um espaço acadêmico, onde durante o Congresso serão abordados documentários com foco na temática sobre a Psicologia e Atuação Psicossocial em Situação de Emergência.

O desastre ambiental em Brumadinho ocorreu devido o rompimento de uma barragem da empresa Vale. Gerando uma liberação de vários litros de lama que ocasionou morte de dezenas de pessoas. Brumadinho está localizada no estado de Minas Gerais, a barragem rompeu no dia 25 de janeiro de 2019. No documentário de 30 minutos e 37 segundos, apresenta histórias dos sobreviventes e o fundamental trabalho da defensoria pública.

Fonte: encurtador.com.br/bijsy

A Defensoria Pública se instalou em Brumadinho devido ao desastre, antes não havia um na cidade. A Defensoria serviu como voz para os moradores que estavam aterrorizados, triste e desamparados, muitos dos sobreviventes não têm estudo, para lutarem pelos seus direitos. A Defensoria atuou cobrando da Empresa Vale indenizações, cobrando que arcassem com despesas médicas, de fisioterapeutas e psicólogos. Recomeçar segundo uma sobrevivente é impossível, mas aprenderam a lidar com a nova realidade, com apoio da Defensoria foi fundamental para retomada das vida cotidiana das pessoas.

Diante disto, qual o papel da psicologia após esse desastre? Como deve ser nossa atuação diante de uma situação de Emergência? Tema abordado terá como ênfase estes questionamentos. Para participar do evento cadastre-se pelo site, evento totalmente online que ocorrerá do dia 03 a 06 de novembro. O congresso de Psicologia tem como foco profissionais e estudantes da Psicologia.

Sair da versão mobile