(En)Cena – A Saúde Mental em Movimento

Livro da Editora FGV mostra as transformações das classes CDE nos últimos 20 anos

Os últimos 20 anos foram de profundas mudanças na área socioeconômica para a população brasileira, especialmente para as classes C,D e E. Essas transformações foram observadas pelos pesquisadores Lauro Gonzalez, Mauricio de Almeida Prado e Mariel Deak e estão no livro da Editora FGV O Brasil mudou mais do que você pensa: um novo olhar sobre as transformações das classes CDE. Os especialistas do Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira da FGV (GVcemif) e do Instituto Plano CDE analisaram o período entre 1995 e 2015, e constataram transformações e mudanças de comportamento na vida dessas famílias. As áreas avaliadas na pesquisa e que geraram os dados do livro foram: Educação, Habitação, Posse de Bens, Inclusão Financeira e Digitalização.

Os trabalhos dos pesquisadores mostram houve notadamente mudanças positivas pouco conhecidas de grande parcela da população. Na visão dos organizadores do livro, a crise atual, embora traga desalento e tenha efeitos conjunturais negativos, não altera o fato de que novos patamares foram alcançados pelas classes CDE nas últimas décadas.

“Os dados apresentados no livro evidenciam avanços relevantes na vida das classes CDE no período entre 1995 e 2015. Olhando para o futuro, tanto o aprimoramento como a mudança de políticas e soluções que ampliem a inclusão devem levar em conta o aprendizado baseado no que já foi feito”, afirma Lauro Gonzalez, professor de Finanças da FGV EAESP.

Fonte: https://goo.gl/WPPXxp

Cada tema corresponde a um dos capítulos que se dividem em quatro partes: “O que mudou” apresenta, por meio de diversos dados disponíveis e as suas principais transformações; “Por que mudou” analisa os dados apresentados e busca explicar as políticas públicas e os movimentos de mercado que engendraram as transformações; “Os efeitos na vida das famílias” traz histórias de vida que mostram as mudanças ocorridas dentro dos lares; e “Desafios para o futuro” busca sucintamente levantar as principais questões a enfrentar e recomendações de cada tema.

Sair da versão mobile