Alteridade: Implantada “Biblioteca ao ar livre” no campus do CEULP/ULBRA

A Biblioteca ao ar livre é o novo projeto (re)implantado pelo projeto de extensão Alteridade[1], no CEULP/ULBRA, e está funcionando desde o último dia 23/03/2016. O projeto nasceu a partir do curso de Biomedicina, porém havia deixado de funcionar durante algum tempo. O Alteridade, vendo potencial na ideia, abraçou a causa e se propôs a reestruturá-lo. A Biblioteca ao ar livre tem como motivação ser um novo espaço de integração e produção de conhecimento.

IMG_20160323_091349569_HDR

A primeira doação de livros para o projeto veio do trote solidário do CEULP/ULBRA, o Akádemo. Essa será uma das práticas do Akádemo a partir de agora. Outras campanhas de doações também serão estruturadas, por exemplo para montar a “gibiteca”, e a seção de revistas. O ambiente tem por pretensão ser o novo espaço de integração do campus. Outros projetos do Alteridade, como exemplo, a aula de dança, acontecerá no mesmo local. O Alteridade também tem em seu planejamento abrir o espaço da Biblioteca ao ar livre para projetos como “clubes de livros”, entre outros.

A coordenadora do alteridade e idealizadora do projeto, professora doutora Ana Beatriz Duprè da Silva e a professora mestre Fabiana Fleury Curado contam os passos do projeto. De início o Alteridade (re)pensa o projeto já existente, modificando algumas regras. Por exemplo, agora o acadêmico só poderá levar um livro se deixar outro “porque senão todo mundo leva e esvazia”. Isso ocorrerá principalmente “até a gente começar a ter mais doações”, diz Ana Beatriz. No momento o foco é “fazer com que as pessoas entendam as regras e também fomentar a doação de livros”, explica Ana Beatriz. A Biblioteca ao ar livre está sendo organizada também com auxílio de uma monitora voluntária, acadêmica do curso de Psicologia e bibliotecária, Maria Madalena de Camargo.

A iniciativa já está chamando atenção dos acadêmicos. Iuri Souza de Barros, do curso de Engenharia de Minas, diz apreciar e achar interessante a ideia. “É novidade para o campus, eu achei muito interessante, a gente fica à vontade aqui no ‘sofazinho’, estudando”, comenta Iuri.

IMG_20160322_205135800_HDR

[1] Núcleo de Atendimento Educacional Especializado aos Discentes – CEULP/ULBRA