Atuação no SUS e SUAS é tema de debate em Psicologia Comunitária

O debate foi uma das ações previstas no conteúdo programático

Aconteceu nessa sexta-feira, dia 27 de outubro de 2017, no Ceulp/Ulbra, um debate sobre a atuação do psicólogo no Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a partir da perspectiva comunitária. A ação promovida pela psicóloga e prof. Me. Lauriane Moreira na disciplina de Psicologia Comunitária, do curso de Psicologia da instituição supracitada, teve como objetivo contribuir na formação de psicólogos com compromisso social.

Lauriane Moreira afirma que “O SUS e o SUAS são conquistas do povo brasileiro, a partir de décadas de luta para garantia de direitos. A Psicologia Comunitária é fruto do engajamento dos psicólogos nessa luta a partir do compromisso social. E é fundamental trazer essa discussão para dentro da universidade para que os acadêmicos percebam que tais direitos, à saúde e à assistência social, são garantidos e conquistados todos os dias, no trabalho diário, e o psicólogo é peça importante na conscientização da população acerca disso em tempos que discursos de retrocesso nos permeiam”.

Nesse contexto, Gilstéfany Oliveira, acadêmica de psicologia que faz parte da turma de Psicologia Comunitária, explicitou que “O debate proporcionou um momento de reflexão sobre as políticas de assistência social e na saúde, num sentido de que a expressão da cidadania pode gerar mudanças que são necessárias ou até mesmo básicas, entendendo a saúde e a assistência como um direito social. É necessário que haja a problematização constante sobre a efetividade de nossa participação nas comunidades e na sociedade, para que tanto como civis ou enquanto psicólogos possamos nos aproximar das necessidades emergentes”.

Saiba mais

SUS –  Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros.

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/entenda-o-sus

SUAS – O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza os serviços de assistência social no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e os recursos dos três níveis de governo, isto é, municípios, estados e a União, para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/o-que-e