CAOS: Bullying na infância é tema do Psicologia em Debate

Pesquisa realizada em escola particular de Palmas aponta que 66,7% dos alunos de 9 a 13 anos relatam estar envolvidos em práticas de Bullying. Debate propõe fomentar interesse sobre o assunto.

Bullying e imagem corporal na infância,será o tema da 30ª edição do “Psicologia em Debate” apresentado pela Psicóloga Michelle Sales Zukowski no dia 23 de agosto, durante do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia (CAOS), que acontecerá de 21 a 25 de agosto, no Ceulp/Ulbra.

Segundo Michelle, que é egressa do curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra, o objetivo do debate é provocar interesse quanto ao tema, que ainda possui uma carência de pesquisas a respeito, de modo que se compreenda os “impactos que o Bullying pode ter na vida do ser humano”, pondera.

A Psicóloga pretende apresentar o resultado de sua pesquisa realizada em uma escola privada da capital, que analisou os impactos do Bullying a partir de aspectos como percepção de imagem corporal, percentual de gordura, satisfação corporal e autoestima das crianças.

Em 2016 o IBGE divulgou os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE), na qual foi possível constatar que 46,6% dos alunos já sofreram algum tipo de bullying na escola. Outro apontamento foi que 7,4% declararam que são humilhados com frequência. Aparência do corpo foi um dos principais motivos das agressões (15,6%), seguida pela aparência do rosto (10,9%).

Por que Caos?

A subversão de conceitos aparentemente fechados é uma das marcas das mentes mais invejáveis de todos os tempos. E pensar de forma subversiva é também quebrar com a linearidade das considerações pré-concebidas. Assim, ressignificar e despir as “verdades” são a tônica de toda a produção científica, de toda a produção de saberes. Caso contrário, não se estaria produzindo ciência, mas, antes, dogmas.

A palavra CAOS, neste contexto, ganha especial sentido, já que remete à possibilidade do princípio da impermanência e da criatividade. A Física diz que é do princípio do CAOS que surge parte dos fenômenos imprevisíveis, cuja beleza se materializa na vida que se desnuda a todo instante.

É neste sentido que, também, para a Psicologia, o CAOS possibilita pensar sobre uma maneira de enxergar o Ser para além de rótulos ou de concepções a priori. Este microcosmo humano que é objeto de escrutínio do profissional de Psicologia guarda uma gama de imprevisibilidade e de originalidade que representam a própria riqueza da existência. Afinal, pelo CAOS pode-se iniciar intensos processos de mudanças, auto superações e singularidades. É pelo princípio do imprevisível e do radicalmente distinto que se vislumbra a beleza da diferença. Estas são, em súmula, as bandeiras da Psicologia, área da ciência calcada essencialmente no Humanismo, que busca elevar a condição humana em toda a sua excentricidade, sem amarras, sem julgamentos. Esse é o princípio do CAOS, o Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia do Ceulp/Ulbra.

Serviço:

O que: Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS
Quando: 21 a 25 de agosto de 2017
Onde: Auditório Central do Ceulp/Ulbra
Realização: Curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra

Apoio: Conselho Regional de Psicologia – CRP-23, Prefeitura de Palmas, Jornal O Girassol, Psicotestes, GM Turismo, Coordenação de Extensão do Ceulp/Ulbra, Coordenação de Pesquisa do Ceulp/Ulbra.

Mais informações:

Coordenação de Psicologia: Irenides Teixeira (63) 99994.3446
Assessoria do Ceulp/Ulbra: 3219 8029/ 3219 8100

Inscrições: http://ulbra-to.br/caos/