CAOS: Perfil sociodemografico e clínico do SEPSI é pauta no CAOS

Na tarde desta quinta-feira, dia 24/08, ocorreu no CEULP/ULBRA, o segundo dia de apresentação de trabalhos por comunicação oral nas Sessões Técnicas do Congresso Acadêmico de Saberes da Psicologia (CAOS). O “Perfil sociodemográfico e clínico do serviço de psicologia do CEULP/ULBRA”, trabalho orientado pela profª. Drª. Irenides Teixeira, foi exposto pela psicóloga egressa, Jória Mírian Alves, como resultado do seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Jória Mírian. Foto: arquivo pessoal.

Para averiguar o perfil sociodemográfico e clínico do serviço de psicologia do Ceulp/Ulbra, Jória precisou buscar informações desde o surgimento do Nucleo de Atendimento a Comunidade -NAC, cujo um dos serviços oferecidos era o de psicologia. Comumente as pessoas se referem ao espaço como “clínica-escola”, porém em 2004 o termo foi modificado para o de “serviço-escola”, no intuito de romper o paradigma clínico no que se refere as práticas dessas atividades, ressalta a psicóloga.

O serviço-escola de psicologia subdivide-se em quatro dimensões, são elas: o Serviço de Psicologia do Ceulp/Ulbra – Sepsi; a Clínica de Direitos Humanos; o Laboratório de Avaliação e Medidas em Psicologia – Lamap; e a Clínica do Trabalho. Nisso, o trabalho apresentado teve como enfoque o Sepsi, objetivando identificar e compreender a sua importância para comunidade. Assim, ao conhecer o funcionamento do SEPSI e os dados do público atendido por ele, é possível reestruturar o serviço e contribuir para intensificar a qualidade do atendimento.

Devido ao fato da metodologia deste trabalho ser de campo, documental e quantitativa e com quase 4 mil fichas a serem analisadas, datando desde 2005 a 2016, foi imprescindível que Jória obtivesse ajuda de colegas para recolher os dados contidos nestas. Além disso, a pesquisadora relatou que teve muita dificuldade em compilar os dados que eram mais subjetivos, como a descrição da demanda, por exemplo.

Os resultados encontrados quanto ao perfil sociodemográfico do público que mais procura o serviço, foi o seguinte: em gênero é o feminino; na faixa etária é infantil, escolaridade é o ensino fundamental; na ocupação é a de estudantes; na renda familiar é a de 1-3 salários mínimos; na região da cidade é a central; e acerca da procedência, esta é de encaminhamentos ou por indicação de amigos. Ao passo que sobre perfil clínico, contradizendo a expectativa de que a demanda seria de problemas de aprendizagem visto que a faixa etária era infantil, os dados evidenciaram que a maior parte das demandas eram voltadas a conflitos familiares.

Nesse ínterim, conclui-se que o SEPSI cumpre seu papel social e através dessas informações, nunca antes analisadas, possibilita que a atual gestão do curso e coordenação do SEPSI se situem no que precisam melhorar, para o melhor funcionamento deste. Além disso, é válido salientar que a partir desse TCC é viável uma associação desses resultados às teorias já existentes a respeito de perfis sociodemográficos e clínicos.

 

O Congresso

Durante os dias 21 a 25 de agosto de 2017, semana em que se comemora o Dia do Profissional de Psicologia, o Congresso Acadêmico de Saberes da Psicologia (CAOS) acontece no Ceulp/Ulbra contando com uma série de atividades que se debruçam sobre um dos temas mais emergentes da contemporaneidade, a violência. Temas como ‘Manejo clínico de vítimas de violência doméstica’, ‘Violência no Trânsito’, ‘Prevenção ao Suicídio e automutilação’, ‘Violência nas redes: em que momento nos tornamos tão insensíveis ao outro?’, ‘Alienação Parental no contexto sociojurídico’, ‘Violência e Sofrimento Psíquico no Trabalho’ e ‘Mídia, Corpo e Violência’ serão alguns assuntos abordados, dentro de uma programação que envolve aproximadamente 30 atividades.

Serviço:

O que: Palestra e mesas-redondas
Quando: 21 a 25 de agosto de 2017
Onde: Auditório Central do Ceulp/Ulbra
Realização: Curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra
Apoio: Conselho Regional de Psicologia – CRP-23, Prefeitura de Palmas, Jornal O Girassol, Psicotestes, GM Turismo, Coordenação de Extensão do Ceulp/Ulbra, Coordenação de Pesquisa do Ceulp/Ulbra.

Mais informações:

Coordenação de Psicologia: Irenides Teixeira (63) 999943446
Assessoria do Ceulp/Ulbra: 3219 8029/ 3219 8100
Programação e Inscrições: http://ulbra-to.br/caos/
Notícias do Evento: http://encenasaudemental.com/mural