CAOS: Violência sexual e dor crônica sob a perspectiva analítico-comportamental

No dia 21 de agosto de 2017, ocorreu no auditório central do Ceulp/Ulbra, a apresentação Violência sexual e dor crônica: um estudo de caso sob a perspectiva analítico-comportamental, durante os Seminários Clínicos do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia (Caos). A apresentação foi realizada pela acadêmica de psicologia Mayelle Batista da Silva, sob supervisão da Profª Dra. Ana Beatriz Dupré Silva.

Inicialmente, Mayelle fez uma pequena introdução sobre a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), a qual entende que as emoções fazem parte da existência e que não podem ser excluídas das contingências. É um modelo de terapia que propõe ao indivíduo aceitar o que está fora do controle pessoal e comprometer-se a agir de modo que melhore a própria vida.

Sob esta perspectiva, Mayelle apresentou um estudo de caso envolvendo quatro mulheres, que tinham como principais queixas dor, sentimentos de baixa autoestima, histórico de depressão, ansiedade e violência sexual. Em seguida, mostrou algumas estratégias, instrumentos e intervenções utilizados no processo terapêutico com essas mulheres. Esses se dão por sessões grupais e individuais de follow up, alguns testes voltados para depressão, ansiedade e estresse, relaxamentos progressivos e por imagem induzida, linha da vida, miniaula sobre a relação entre dor e estresse, mindfulness, role-play e feedback, respectivamente.

Mayelle mostrou, ainda,  alguns resultados alcançados por esse grupo até o momento, dado que o processo ainda não está finalizado. Esses resultados mostram maior autoconhecimento, mudanças de hábitos, aumento do autocuidado e diminuição da frequência e intensidade dos episódios de dor. Mayelle finalizou dizendo que, como estagiária, atuar nesse grupo lhe proporcionou uma visão mais ampla do ser humano, conseguindo vê-lo como um ser biopsicossocial.

O Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia (CAOS) acontecerá dos dias 21 a 25 de agosto.

O Congresso

A edição de 2017 do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS, tem como tema “As Faces da Violência – Psicologia, Mídia e Sociedade”. Será uma semana para refletir sobre o exercício da psicologia nos mais diversos campos de atuação, frente as mais diversas formas de expressão da violência, para além das fronteiras da saúde, da segurança pública e das ciências humanas. O tema se configura como objeto perene de investigação científica e profissional, sobretudo na Psicologia, com foco na emancipação das subjetividades.

Serviço:

O que: Palestra e mesas-redondas

Quando: 21 a 25 de agosto de 2017
Onde: Auditório Central do Ceulp/Ulbra
Realização: Curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra
Apoio: Conselho Regional de Psicologia – CRP-23, Prefeitura de Palmas, Jornal O Girassol, Psicotestes, GM Turismo, Coordenação de Extensão do Ceulp/Ulbra, Coordenação de Pesquisa do Ceulp/Ulbra.

Mais informações:

Coordenação de Psicologia: Irenides Teixeira (63) 999943446
Assessoria do Ceulp/Ulbra: 3219 8029/ 3219 8100
Programação e Inscrições: http://ulbra-to.br/caos/
Notícias do Evento: http://encenasaudemental.com/mural

“>