CRP-23 aborda tema relacionado à Psicologia Escolar

No dia 19 de outubro de 2017, o Conselho Regional de Psicologia realizou uma roda de conversa voltada à temática da Psicologia Escolar. O evento foi proposto e organizado, pela psicóloga egressa do Ceulp/Ulbra Haréli, e contou com a participação do professor de Psicologia da UFT – Campus Miracema, Ladislau Ribeiro ( Doutor em Psicologia Social), do professor de Psicologia José Fernando Patino ( Mestre em Psicologia Cultural e Doutor em Educação) também doscente do Campus de Miracema, e da professora do Ceulp/Ulbra Ana Beatriz Dupré ( Mestre em Psicologia e Doutora em Ciências do Comportamento).

Contando com um público bastante variado, a roda de conversa possiblitou a presença de diversas classes da sociedade, desde alunos de graduação de cursos diferenciados, professores da educação básica, alunos de ensino médio, assim como profissionais psicólogos. Tal variabilidade, foi enriquecedora, uma vez que os diálogos estabelecidos possiblitaram grande reflexão sobre a conexão Psicologia e Educação.

Diante dos expostos trazidos pelos professores palestrantes, foi possível percebermos que o âmbito educacional tem sido alvo de preocupação de alguns profissionais, o que nos traz a esperança de melhorias nesse contexto. Melhorias estas que já vem sendo alcançadas.

O trabalho dos Psicólogos em Miracema, representado na pessoa do professor Ladislau e do professor José Fernando, vem com uma proposta de intervenção incrível em escolas públicas do município de Miracema. Angariando uma parceria entre os representantes educacionais do Município e a UFT, o projeto de pesquisa e intervenção, baseado em queixas escolares/necessidades educacionais, já esta sendo executado nestas escolas. Tal projeto tem sido campo para aprendizagem  dos acadêmicos de Psicologia do Campus de Miracema.

Aqui em Palmas, no Ceulp/Ulbra, a Psicologia Escolar tem se destacado no campo da Acessibilidade, com o Núcleo Alteridade, coordenado pela professora Ana Beatriz, que apresentando nosso serviço de apoio aos discentes, ganhou elogios e admiração por parte dos estudantes que estavam ali presentes. O Núcleo que conta com diversos serviços que vão desde grupos variados destinados ao desenvolvimento acadêmico dos discentes, até planejamentos de formas de ensino-aprendizagem adaptadas às mais diversas dificuldades apresentadas pelos nossos alunos.

Ainda na fala do Psicólogo Colombiano José Fernando, que por sinal, foi uma fala muito perto da nossa realidade acadêmica. Quando nos falou sobre as dificuldades da trajetória universitária, a identificação dos acadêmicas ali presente foi genuína. José lembrou-nos sobre a importância de olhar para o universitário como um ser humano, passível de interferências de vida emocional, econômica, social. Ou seja, ele nos trouxe sobre a importância da saúde mental do universitário.

O evento foi lindo e enriquecedor, trouxe reflexão e também gratidão, por essa nova era de conexão entre a Psicologia e a Educação, que por muitos anos foi baseada na aplicação de testes e na problematização do aluno como o problema. É aliviante pensar que esse cenário está sendo mudado, e que uma nova configuração da Psicologia Escolar vêm se estabelecendo a cada dia.