Atividade física combate stress

Já sabemos que a atividade física oferece vários benefícios para a saúde do indivíduo, como controlar o peso, diminuir o risco de doenças no coração, pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade. Além de melhorar os níveis de colesterol sanguíneo, aumentar a resistência muscular e a flexibilidade. Se os benefícios físicos são muitos, os impactos positivos na saúde mental também são. Exercícios trazem bem-estar mental, ajudam a tratar depressão, combatem a insônia e aliviam a ansiedade e estresse.

Em 2011, um estudo analisou 127 pessoas diagnosticadas com depressão e que não tinham nenhuma melhoria depois de serem tratadas com antidepressivos comuns. O estudo diagnosticou que 30% dos pacientes tiveram os sintomas de depressão reduzidos graças à atividade física. Segundo os pesquisadores, fazer exercício físico ao lar livro estimula os sentidos.

Em um estudo mais recente, um grupo de pesquisadores do Instituto da Ciência do Desporto da Universidade de Berna, na Suíça, concluiu que o esporte tem um efeito semelhante ao dos antidepressivos, pois estimula os mesmos movimentos do cérebro.

A atividade física ajuda a produzir serotonina, um neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade a dor, movimentos e as funções intelectuais.

“Sabemos que uma doença física pode ser a causa de problemas de saúde mental pelo que estar ativo, e, portanto, fisicamente em forma pode ajudar a manter a saúde mental”, afirma Beth Murphy, diretora de informação da organização de solidariedade para a saúde mental Min no Reino Unido.

Para Murphy, é importante determinar o tipo de exercício e a eficácia com que é praticado. “Há investigadores que demonstram que o exercício físico ao ar livre, conhecido como ecoterapia, estimula os sentidos de uma forma mais eficaz do que as aulas nos ginásios ou as atividades em zonas urbanas”.

O estudante de Psicologia Vitor Fontes Carneiro, diz que já foi muito sedentário, não fazia nada além de ficar o dia todo na frente do computador. Quando decidiu praticar exercícios, sentiu grandes mudanças em sua vida.

Quando decidi praticar atividades físicas senti muitas diferenças no meu corpo, não só mudanças fisiológicas, como perda de peso e maior disposição no dia-a-dia – acho que até a respiração melhorou -, como também mudanças mentais, de forma que praticando atividades físicas, isso me tranquiliza, me livra do estresse do cotidiano. Me sinto mais feliz quando me exercito, não só pela sensação de que estou prezando pela minha saúde, como meu humor fica muito melhor, então para mim seria uma forma de extravasar mesmo, afirma.

Ainda segundo o estudante, que malha, joga tênis e corre, fazer exercícios ao ar livre traz um bem-estar muito melhor do que atividades em ambientes fechados, como uma academia.

A sensação não é a mesma. Quando me exercito ao ar livre sinto mais um tom de naturalidade. Olhar ao redor e ver a natureza são uma das coisas que mais me passam tranquilidade. Considero isso como uma terapia, sem dúvidas nenhuma me sinto mais vivo, e com meus sentidos estimulados ao ar livre, conclui.

Para começar uma atividade física e manter, é muito importante uma boa orientação sobre alimentação, exercícios e outros hábitos saudáveis. Para iniciar sua atividade com mais segurança, consulte um médico e um professor de educação física; escolha as atividades que você realmente goste; selecione horários e opções compatíveis com seu estilo de vida; nos primeiros meses, objetive valores como prazer, sucesso na realização das atividades, satisfação pessoal etc.; incorpore a atividade física ao seu dia a dia: ande mais a pé, suba mais escadas, pratique mais esportes etc. e se possível, selecione as atividades que possam ser realizadas com seus amigos e/ou família.