Doenças relacionadas ao tabaco matam 6 milhões de pessoas por ano

Que o cigarro é prejudicial, isso não há como contestar, mas você sabia que a cada seis segundos uma pessoa morre de doenças relacionadas ao tabaco, o que equivale em média 6 (seis) milhões de pessoas por ano?  Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado nesse mês de julho em Manila nas Filipinas, afirma exatamente isso. Os dados tornam-se assustadores e a agência da ONU para a saúde relata que esse número deve aumentar para mais de 8 (oito) milhões de pessoas por ano até 2030 se não forem tomadas medidas de controle.

Intitulado de relatório sobre a “Epidemia Global de Tabagismo 2015”, a atividade é centrada na questão do aumento de impostos sobre os produtos de tabaco, além de trazer o nível de implementação de medidas mais efetivas para o controle de tabaco no âmbito nacional em todos os Estados Membros da OMS, que inclui os países da Região das Américas e Brasil. De acordo com as pesquisas, o aumento de impostos é uma medida eficaz e de baixo custo para reduzir a demanda, o que oportuniza também maiores investimentos em serviços de saúde.

De acordo com o relatório, entre os países membros da OMS, somente 33 países aplicam impostos que correspondem a mais de 75% dos preços de varejos de cigarros e outros produtos de tabaco. Muitos países aplicam taxas de impostos extremamente baixas e outros não tem nenhum imposto especial incidindo sobre esses produtos.

Para a OMS, poucas ações são feitas para aconselhar as pessoas a parar de fumar ou ajudar a reduzir o consumo. “Aumentar os impostos sobre os produtos do tabaco é uma das maneiras mais eficazes – e de baixo custo – para reduzir o consumo de produtos que matam, e ao mesmo tempo, gerar receitas substanciais“, declara a Diretora Geral da Organização, Margaret Chan.

O fumo é um dos quatro principais fatores de risco por trás de doenças não transmissíveis, a maioria dos tipos de câncer, doenças cardiovasculares, pulmonares e diabetes. É interessante ressaltar os males que o cigarro causa no organismo do usuário e de quem convive com ele (fumantes passivos).

MALEFÍCIOS DO FUMO AO CORAÇÃO:

? Aumenta o colesterol;
? Reduz o diâmetro dos vasos sanguíneos;
? Aumenta os riscos de infarto, AVC, aneurisma da aorta e insuficiência cardíaca;
? Aumenta a pressão e o ritmo cardíaco, forçando o coração a trabalhar mais;
? 1 a cada 5 mortes por doenças cardiovasculares é decorrente do tabagismo;
? Fumantes têm 4 vezes mais chances de sofrer com problemas cardiovasculares;
? Fumantes passivos aumentam 30% o risco de ter uma doença cardíaca;
? Um infarto costuma ocorrer 10 anos mais cedo em pessoas fumantes.

Os não fumantes expostos à sua fumaça absorvem nicotina, monóxido de carbono e outras substâncias contidas no cigarro, da mesma forma que os fumantes. Os fumantes passivos sofrem os efeitos imediatos, tais como irritação nos olhos, manifestações nasais, tosse, dor de cabeça, exacerbação de problemas alérgicos e cardíacos – principalmente elevação da pressão arterial e dor no peito.

QUANTO VOCÊ GANHA DE VIDA SE LARGAR O CIGARRO AOS:
30 ANOS + 10 ANOS
40 ANOS + 9 ANOS
50 ANOS + 6 ANOS
60 ANOS + 3 ANOS