Steven Universo (ou Steven Universe, nos Estados Unidos) é uma série animada norte americana produzida por Rebecca Sugar para o canal televisivo por assinatura Cartoon Network. Você pode conferir mais sobre o desenho neste link.
No episódio “Mindful education”, ou “Educação de consciência” em português, temos uma abordagem sobre a dificuldade em lidar com emoções, culpa e excesso de preocupações. Tudo isso retratada de uma maneira simples e muito delicada para o público.
Sinopse: Steven e Connie em seu contínuo treinamento de combate, entretanto, durante o episódio, ambos se encontram em uma situação de muita culpa em decorrência de eventos passados, fazendo com que não consigam lidar com o acúmulo de emoções que estão sentindo.
No início do episódio, Steven tenta fazer uma brincadeira com Connie, mas nota que a mesma está indiferente. Durante o episódio, Steven e Connie tentam treinar se fundindo, mas algumas coisas dão errado em decorrência de um problema que aconteceu com Connie, fazendo-os perder o controle da fusão se separando. Posteriormente, Steven tenta confortar Connie e saber o que aconteceu, ela diz que acidentalmente machucou um garoto em sua escola pois não sabe o que fazer nesse tipo de situação envolvendo acidentes e acabou fugindo.
Depois de ter explicado a situação, Garnet chega e explica que uma fusão, para ser estável, precisa de equilíbrio interior. A falta de equilíbrio leva a conflitos e a perda da estabilidade da fusão, sendo assim, é preciso manter também um equilíbrio mental, confrontando e entendendo seus próprios sentimentos. Com isso, Garnet oferece ajuda para meditar e compreender melhor seus interiores.
Em seus interiores, após se fundirem novamente, Garnet canta uma música sobre confrontar seus sentimentos. Borboletas aparecem e mostram duas personagens, Ruby e Safira, com problemas, onde Safira se sente incomodada com uma borboleta e Ruby fica furiosa com essa única borboleta, sem perceber que aos poucos várias outras borboletas passam a incomodar Safira. Posteriormente, Ruby respira fundo e consegue ampliar seu olhar sobre a situação, onde ela estava furiosa com apenas uma borboleta em vez de ajudar Safira que estava sendo prejudicada por várias. Ela então para e vai em direção a Safira, ajudando-a e posteriormente acalmando a situação das borboletas juntas.
Stevonnie então canta e percebe que Steven e Connie estavam na mesma situação, mas dessa vez conseguem resolver juntos e com calma, terminando assim a meditação.
Em outro dia, Steven e Connie tentam treinar novamente, como Stevonnie, mas tudo acaba dando errado quando Steven também se encontra na mesma situação que Connie estava antes, quando se depara com vários problemas de seu passado que ainda não se resolveram, problemas esses que envolvem sua mãe, uma antiga amiga, uma inimiga e outras pessoas a qual se encontrou e teve problemas aos quais Steven não sabe o que fazer.
Stevonnie se sentindo inferior aos seus problemas.
Durante esse processo, Stevonnie começa a ter uma crise de ansiedade e acabam caindo da arena onde estavam, em um precipício. Durante a queda, eles se desfundem e Steven explica a Connie como não consegue lidar com todos esses problemas que o assombram. Connie diz que está tudo bem pensar sobre isso e também está tudo bem se sentir mal em relação a isso, mas que Steven tem que honesto em como isso o faz mal, para assim seguir em frente.
Com a ajuda de Connie, Steven consegue aos poucos se acalmar e pensar sobre suas ações passadas, onde todos esses problemas foram causados a partir das outras pessoas rejeitarem sua ajuda, mesmo ele fazendo o possível. Ao se acalmar por completo, se fundem novamente e conseguem flutuar com os poderes de Stevonnie em segurança ao solo, terminando o episódio com um sorriso aliviado no rosto.
Esse episódio faz diversas referências. As borboletas são uma delas, onde em algumas culturas elas representam a alma de um indivíduo, com a cor branca representando sua pureza, que também possuem associação com boa sorte e com o seguir em frente durante a vida.
A técnica de meditação utilizada por Garnet durante o episódio faz referência as mesmas estratégias utilizadas pelos princípios da Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness (Mindfulness Cognitive Behavior Therapy – MCBT) ou Terapia de Aceitação e Compromisso (Acceptance and Commitment Therapy – ACT), onde em suas falas durante a música Garnet diz “É apenas um pensamento, nós podemos assisti-lo indo embora”. É uma prática da aceitação da presença de emoções negativas sem se deixar controlar por esses pensamentos. Ambas as terapias já mostraram ter um ótimo sucesso em tratamentos de ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático.
O símbolo de mãos que Garnet e Stevonnie fazem durante a meditação é chamado de símbolo “Vishuddha Chakra Mudra”, ou chakra/energia da Garganta. Esta energia, apresentado pela cor azul, é a energia da Comunicação, que estava bloqueado pela confusão e mentiras.