Sou enfermeira e profissional do SUS há 6 meses. Após 6 meses de formada tive a honra de ser vista como uma profissional do Sistema Único de Saúde.
Minha paixão pela escolha que fiz aumentou milhares de vezes, claro que, como qualquer outro sistema, enfrentamos dificuldades. Porém, quando se tem uma equipe, em sua maioria, de excelência, com desejo de ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas, vencer esses obstáculos é bem mais fácil.
Hoje tenho imenso prazer de dizer que sou enfermeira da atenção básica, com uma equipe que cuido carinhosamente e tenho muito orgulho de fazer parte. Ao todo somos 13 agentes comunitários de saúde, 3 técnicas de enfermagem em diferentes localidades e uma médica cubana do programa Mais Médicos.
Minha área de abrangência é a zona rural do município onde cresci e tenho muito amor, é composta por uma média de 3100 pessoas, também compartilhamos nossa Unidade de Saúde com outra Equipe de Saúde da Família que, a saber, faz um trabalho com muita dedicação e excelência!
Ainda não conheço o rostinho de todos da minha área, temos algumas dificuldades no transporte, do acesso aos pacientes, mas está tudo caminhando para melhorias.
Enfim, me orgulho de ser servidora do SUS e faço o melhor para que os usuários também se sintam orgulhosos de receberem os cuidados desse sistema que tem como princípios doutrinários: universalidade, equidade e Integralidade que são extremamente necessários no cuidado ofertado ao usuário!
Àqueles que amam servir e defendem o SUS, quero dar minhas cordiais saudações e pedir que vocês mantenham as chamas da esperança acesa e o desejo de sempre fazer o melhor apesar de todas as dificuldades enfrentadas!