(En)Cena – A Saúde Mental em Movimento

Jogos Vorazes: a vida como um mero espetáculo

the hunger games

E se para sobreviver você tivesse que deixar de ser quem é para agradar aos outros?
E se para isso você tivesse que transformar sua vida em um espetáculo?
Você conseguiria?

O filme Jogos Vorazes, lançado em 2011, é uma adaptação do primeiro livro da trilogia também chamada Jogos Vorazes.  Ao assistir o longa, nos damos conta da quantidade de valores que são passados: esperança, perseverança, amizade, amor, coragem. Valores esses que estão sendo esquecidos no dia a dia.  Embora esses valores sejam muito visíveis no filme, é possível notar uma “diminuição” do ser humano, que passa a ser considerado apenas como um produto.

O filme pode ser associado à Teoria do Espetáculo, proposta por Guy Debord (1931-1994). Trata-se de uma teoria crítica sobre consumo, sociedade e capitalismo.

“O espetáculo apresenta-se como algo grandioso, positivo, indiscutível e inacessível. Sua única mensagem é «o que aparece é bom, o que é bom aparece». A atitude que ele exige por princípio é aquela aceitação passiva que, na verdade, ele já obteve na medida em que aparece sem réplica, pelo seu monopólio da aparência” (Trecho do livro, A Sociedade do Espetáculo, de Guy Debord).

Após cometer crime de traição, “como punição pela revolta, cada um dos 12 distritos deve oferecer um garoto e uma garota com idade entre 12 e 18 anos para a “Colheita”. Esses tributos ficarão sobre custodia da Capital e serão transferidos para a Arena Pública, onde irão lutar até a morte, até que reste somente um vencedor.”

Katniss Everdeen, interpretada por Jennifer Lawrence é uma jovem tímida do distrito 12 que perdeu o pai na explosão de uma mina e vive uma vida difícil, com a mãe e a irmã, com quem ela possui uma relação muito bonita.

Chega o dia da colheita e todas as mães de coração partido arrumam os jovens pra o evento. No dia do sorteio a irmã de Katniss é a garota escolhida, mas ela se oferece para ir em seu lugar, um ato de coragem e amor. O outro tributo do distrito 12 é Peeta Mellark interpretado por Josh Hutcherson, um jovem forte e determinado.

Antes de partir para a capital, onde serão apresentados a sociedade e treinados para os Jogos, Katniss promete a irmã que será a vencedora, por ela, e também se despede de seu melhor amigo Gale.

Katniss e Peeta então são levados a Capital, sem saberem se um dia ainda verão suas famílias. Eles embarcam em uma jornada sem volta, tudo muito diferente de suas realidades.

Os 24 tributos são tratados muito bem, adorados pelo público que é fanático pelos Jogos Vorazes, que está agora em sua 74° edição. A única estratégia para se dar bem no jogo é fazer com que as pessoas gostem de você, dessa forma patrocínios irão surgir e com eles virão as regalias. Katniss pensa que não conseguirá, pois não é boa em fazer amigos, mas sua simpatia aparece de forma inesperada e o público passa a adorá-la.

Ao longo dos dias na Capital, Katniss e Peeta são submetidos a mudanças em suas aparências e treinados para se apresentarem bem em público, ou seja, são forçados a se tornar pessoas que não são, tudo isso para agradar os telespectadores. Durante uma entrevista Peeta revela o seu amor não correspondido por Katniss, mas ela pensa que isso não passou de uma estratégia dele para conseguir mais patrocinadores e resolve levar o suposto romance adiante, transformando tudo em um grande espetáculo.

“À medida que a necessidade se encontra socialmente sonhada, o sonho torna-se necessário. O espetáculo é o mau sonho da sociedade moderna acorrentada, que ao cabo não exprime senão o seu desejo de dormir. O espetáculo é o guardião deste sono.” (Trecho do livro, A Sociedade do Espetáculo, de Guy Debord).

Os Jogos Vorazes começam e já no primeiro dia 11 tributos são mortos. Katniss se separa de Peeta e passa a sobreviver devido a suas habilidades de caça. A garota faz uma breve aliança com Rue, uma garotinha do distrito 11. Rue é assassinada, Katniss mata o assassino, e envolve o corpo da menina com flores, um gesto emocionante, já que em um cenário de completo terror ainda é possível ver um pouco de amor e respeito.

O assassinato de Rue causa uma profunda revolta nos moradores do distrito 11, então os organizadores dos Jogos precisam de uma nova estratégia para atrair a atenção do público. Eles então resolvem promover o “amor jovem” de Katniss e Peeta e anunciam uma nova regra: podem haver dois vencedores nos Jogos Vorazes, desde que estes sejam do mesmo distrito. Depois de ouvir a notícia Katniss vai em busca de Peeta, quando o encontra percebe que ele está muito machucado, ela cuida dele e o público fica vidrado na suposta relação de amor dos dois.

Os dois tributos do distrito 12 conseguem ser os últimos e quando acreditam que venceram o jogo os organizadores anunciam que a  regra que dizia que dois poderiam vencer foi suspensa e só um pode sair vivo. Os dois jovens não querem matar um ao outro e concordam em cometer o suicídio comendo amoras envenenadas, pois acreditam que a Capital irá mudar de ideia e preferirá dois vencedores ao invés de um, a estratégia funciona e os dois são declarados vencedores da 74° edição dos Jogos Vorazes.

Embora tenha sobrevivido junto com Peeta, o mentor de Katniss a avisa que ela se tornou um alvo político por ter desafiado os líderes da sociedade publicamente. O filme termina com Katniss e Peeta se apresentando ao seu distrito, felizes por terem conseguido voltar para casa.

Após assistir o filme a mensagem que fica é: na sociedade capitalista e consumista em que vivemos a vida nada mais é que um espetáculo, em que somos meros atores.

REFERÊNCIAS:
http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/socespetaculo.html

FICHA TÉCNICA DO FILME:

JOGOS VORAZES

Título Original:  The Hunger Games
Direção e roteiro:  Gary Ross
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Donald Sutherland;
País: EUA
Ano: 2012
Gênero:  Ação

Sair da versão mobile