(En)Cena – A Saúde Mental em Movimento

Wifi Ralph: a amizade quebra a internet?

Concorre com 1 indicação ao OSCAR:

Melhor Animação

Prometo cuidar de você,
mesmo quando tudo não parece mais ter solução
Ralfh

Ralph e seus amigos estão de volta em 2019, para lacrar mais uma animada aventura da Disney. A nova trama gira em torno da grande amizade construída entre Ralph (Detona Ralph) e Vanellope (Sugar Rush). Os dois passam a ser inseparáveis, e embora isso seja maravilhoso no começo, depois de um tempo o Grandão começa a cuidar dela de modo até exagerado.

Tudo começa quando Vanellope questiona Ralph sobre ele querer mais do que já têm. O simples e tranquilo ex-vilão simplesmente diz que já tem tudo o que ele poderia querer, mas como se sente responsável em realizar os desejos da menina, decide deixar seu jogo ainda mais divertido. Quando tudo não sai conforme o planejado, eles resolvem procurar ajuda na desconhecida Internet e concidentemente o Sr. Litwak (dono do famoso fliperama), decidiu aderir a ferramenta mais utilizada no mundo todo, o Wifi (ou seria Wifai? Uaifai?). Tudo para poderem salvar o jogo de Vanellope e não deixarem que quinze lindas crianças fiquem desabrigadas.

Fonte: encurtador.com.br/aqFZ6

O filme explora bastante esse novo ambiente, agora digital, com inúmeras referências da rede como: Google, Twitter, Amazon, Ebay, Facebook, entre outras plataformas digitais e Streaming. Os usuários da rede são mostrados como avatares em forma de Pixels, eles andam pela rede para acessar determinados conteúdos e as vezes pegam atalhos (os famosos pop-ups). Não podendo faltar seus próprios easter eggs, a Disney mostra seu site Oh My Disney, onde as princesas se encontram em cena fora dos filmes, expondo o que todos acham das personagens mais adoradas do estúdio ou odiadas (elas só servem para serem salvas por um príncipe bonitão?). Os diretores Moore e Johnson expõem isso no filme e mostra que elas são mais que rostinhos bonitos, quando desempenham papel importante no longa.

Nesse novo filme Ralph está diferente, ele se importa mais com as pessoas, em especial sua melhor amiga Vanellope, porém nosso amado protagonista esconde sua insegurança e ansiedade, frente o medo de perder “aquilo que ele mais valoriza”, que é sua amizade. Mais uma vez ele enfrenta tudo e todos pela baixinha, chega até a sair de sua zona de conforto, para que ela não saia do fliperama.

Fonte: encurtador.com.br/aiqw5

Na literatura científica a amizade é reconhecida como uma importante fonte de felicidade e de bem-estar subjetivo, uma vez que proporciona o suporte social, o compartilhamento de experiências, de interesses, de sentimentos e de emoções (Cheng, & Furnham, 2002; Hartup, 1996). Borsa (2013) reforça que os laços de amizade permitem ao indivíduo o aprendizado de habilidades sociais importantes para a formação de relações interpessoais relevantes e harmoniosas ao longo de todo o ciclo vital.  Na trama Vanellope explora bastante essa relação afetuosa; ainda que de forma satisfatória, embora sempre esteja aberta a novas possibilidades e amizades. Já Ralph para de investir em tudo que diga respeito a ele mesmo (diferente do outro filme) e passa a dar mais ênfase à vida da pequena amiga.

Quando os dois chegam nesse novo espaço cheio de possibilidades, Vanellope logo se apaixona pela Corrida do Caos (jogo inspirado em GTA V); diferentemente da corrida doce, o game de corrida é cheio de adrenalina, desafios e personagens ousados. Como a Shank, uma corredora, que não é heroína nem vilã, ela é somente uma personagem que ama o que faz: dirige ousadamente com seus amigos e evita a todo custo que seu maravilhoso carro seja roubado. Diferente de sua amiga, Ralfh não quer explorar esse lugar, ele vai junto com ela para a corrida e teme que sua amizade seja abalada por Shank. Dependente emocional de sua amizade, Ralfh toma péssimas decisões no filme. Rompendo com a confiança da baixinha, ele mete os pés pelas mãos e arruma muita confusão.

Fonte: encurtador.com.br/ghMW1

Bornstein e Cecero (2000) propõem que uma relação de dependência pode ser definida por quatro elementos: motivacional, afetivo, comportamental e cognitivo. Elas são classificadas em dois tipos: as Genuínas e Mediadas, dentro das genuínas se encontra a dependência emocional, do qual é manifestada na relação entre Ralph e Vanellope.  Esta foi definida por Moral e Sirvent (2008) como um padrão crônico de demandas afetivas insatisfeitas, que buscam ser atendidas através de relacionamentos interpessoais caracterizados por um apego patológico.

Logo, no primeiro filme Ralph era o vilão que não sabia ser mais do que isso, mas quando conhece a menina consegue visualizar a importância de ser herói para uns e vilões para outros. Nessa nova animação ele quer que tudo permaneça igual, incluindo sua amizade com Vanellope. Por isso, ele se sente inseguro e infeliz, tendo crises de ciúme quando a nanica começa a se afeiçoar a Shank. Desse modo, o protagonista se encontrava tão frustrado e arrasado por achar “que perdeu sua amiga”, que começa a agir descontrolado, sem levar nada em consideração, ameaçando quebrar tudo até a internet.

FICHA TÉCNICA :

WI-FI RALPH

Título original: Ralph Breaks the Internet: Wreck-It Ralph 2
Direção: Rich Moore, Phil Johnston
Elenco: Gal Gadot, Sarah Silverman, John C. Reilly, Taraji P. Henson;
País: Estados Unidos da América
Ano: 2018
Gênero: Aventura, comédia

REFERÊNCIAS:

BORNSTEIN, R. F., & CECERO, J. J. (2000). Deconstructing dependency in a five-factor world: A meta-analytic review.Journal of Personality Assessment, 74(2), 324-343. doi: 10.1207/S15327752JPA7402_11

BORSA. J. C.  O papel da amizade ao longo do ciclo vital. Psico -USF vol.18 no.1 Itatiba Jan./Apr. 2013

CHENG, H., & FURNHAM, A. (2002). Personality, peer relations, and self-confidence as predictors of happiness and lonelinessJournal of Adolescence, 25(3),327-339.

HARTUP, W. W. (1996). The company they keep: friendships and their developmental significanceChild Development, 67(1),1-13.

MORAL, M. V., & SIRVENT, C. (2008). Dependencias sentimentales o afectivas: Etiología clasificación y evaluación. Revista Española de Drogodependencias, 33(2), 151-16

Sair da versão mobile