(En)Cena – A Saúde Mental em Movimento

CAOS 2019 aborda sexualidade da pessoa que vive com HIV

No psicologia em debate especial do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia (CAOS) 2019 realizado no Ceulp/Ulbra, o tema: “Sexualidade da pessoa que vive com HIV” foi ministrado pela acadêmica de psicologia Weliete Lima de Araújo Castro. A acadêmica apresentou um relato de experiência do estágio em Psicologia no núcleo especializado HENFIL, no qual realiza assistência a pessoa soropositiva. Esse ramo se mostra como novo para a psicologia sendo cada vez mais necessário, tendo vista que o número de pessoas infectadas cresceu bastante na população jovem nos últimos anos.

Fonte: encurtador.com.br/ayKU6

Por ser um tema permeado por preconceito, portadores de HIV e/ou Aids geralmente possuem dificuldades em aderir ao tratamento, escondem o diagnóstico por receio do abandono, mantem relações sexuais, mas não afetivas, ou até mesmo a abstinência sexual, com sentimento de culpa e nojo de si mesmo.

Compreendendo a vivência da sexualidade dos indivíduos, o psicólogo pode participar do processo de busca ativa, orientação, conscientização de direitos, e psicoeducação sobre o tema.

Sair da versão mobile