Caos 2021: Documentário “Saúde mental na linha de frente” é destaque

No dia 03 de novembro de 2021, das 14h às 17h, haverá o evento Psicologia em Debate acerca do documentário: Saúde mental na linha de frente, este acontecerá no primeiro dia do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS, conduzido por Wilson Roberto Vieira Ferreira, Mestre em Comunicação Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.

Graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Linguagem Audiovisual de 1987 a 2016. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no Dicionário Crítico de Comunicação pela editora Paulus (2009).

Sua experiência como docente envolve o trabalho em disciplinas como História da Comunicação e Comunicação Comparada (Faculdade Cásper Líbero: 1989-1994) e Estudos a Semiótica (Universidade Anhembi Morumbi). Experiência em Educação à Distância na produção de conteúdos e gravação de material didático para a pós lato-sensu em Gestão de Pessoas na disciplina: Comunicação e Relações no Trabalho do Instituto Chiavenato de Educação de São Paulo e roteirização de EAD pelo Instituto Singularidades de São Paulo.

Fonte: encurtador.com.br/txFS4

Sobre o documentário

Os profissionais de saúde firmam um grupo de risco para a Covid-19 por estarem expostos diretamente aos pacientes infectados, o que faz com que sofram uma grande quantidade de partículas de vírus. Além do mais, estão sujeitos a um enorme estresse ao assistir esses pacientes, muitos em situação grave, em circunstâncias de trabalho, constantemente, inapropriadas.

Para diminuir os prejuízos que muitos profissionais já estão passando, várias instituições e empresas apresentaram projetos para cuidar do emocional e do psicológico das equipes. O ambiente de pandemia demanda uma maior atenção ao trabalhador de saúde também no que se refere aos conceitos que afetam a sua saúde mental. Tem sido comum a exposição do crescimento dos sintomas de ansiedade, depressão, perda da qualidade do sono, sintomas psicossomáticos, medo de se infectar ou transmitir a infecção aos membros da família, etc.

O estresse da pandemia, as cansativas circunstâncias de lidar com um contexto inesperado e o excesso de trabalho têm causado muito prejuízo a médicos, enfermeiros e técnicos. Além do risco de contrair a doença, eles têm que lidar com suas próprias emoções e sentimentos. O documentário Saúde Mental na Linha de Frente apresenta o drama vivenciado pelos profissionais durante a pandemia. Da enfermeira que teve que empurrar a maca da paciente pela estrada ao infectologista que foi infectado e passou a entender ainda mais o lado dos pacientes. Com isso, ficam muitas perguntas em aberto, os profissionais da saúde cuidam de toda a população, mas quem cuida deles? Como é viver com a dúvida em tempos de pandemia?