Especialistas que atuam em outros países serão os palestrantes no evento, que acontecerá nesta semana, no auditório do Tribunal.
Palestrantes da Noruega, Espanha e Portugal vão unir conhecimentos aos especialistas de estados brasileiros e participarão de evento internacional organizado e idealizado por surdos, o Congresso Internacional sobre Surdez – Acessibilidade, Comunicação e Inclusão para Surdos. Realizado com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o evento tem início nesta quinta, dia 26, e será finalizado na sexta-feira, 27, a partir das 14h, no auditório do tribunal, em Palmas (TO).
O Congresso discutirá as diversas formas de surdez, como surdos sinalizantes, oralizados, bilíngues, unilaterais, entre outros. O evento visa agregar conhecimentos, diversificar culturas, informar sobre a diversidade da surdez e tecnologias assistivas como ferramentas de acessibilidade. E também de possibilitar o acesso da comunidade surda ao conhecimento de diferentes áreas.
O coordenador do evento, administrador e empreendedor educacional e também palestrante Agnaldo Quintino da Silva afirma que a surdez deve ser encarada com seriedade, precisando discutir e mostrar caminhos, respeitando a condição de todos. “A comunicação entre surdos é o grande desafio do século 21 e existem vários meios e formas de se comunicar. Através dessa comunicação que seremos inseridos na sociedade e na vida profissional”, declara Silva.
Programação
No primeiro dia de programação, a jornalista e surda oralizada, Lak Lobato, da Espanha, abordará a temática “Comunicação Inclusiva e Diversidade Surda”. Do Distrito Federal, o cirurgião otorrino Fayez Bahmad Junior, apresenta “O que há de mais novo no tratamento da surdez? ”. Já a professora e doutora, que também é surda oralizada, Daniela Hott, com o tema “50 anos de Surdez, do AASI analógico ao IC Bimodal”. O enfermeiro do estado de São Paulo, Alexandre Lopes, ministrará a palestra “Politec saúde; 50 anos de dedicação e qualidade de vida das pessoas”. E a médica otorrino, Liane Sousa, vai falar sobre “As Principais Causas da Surdez”.
A programação do segundo dia, 27, conta com a palestra do presidente e sócio fundador da “Ouvir”, Associação Portuguesa de Portadores de Próteses e Implantes Auditivos, Antonio Ricardo Antunes Miranda, que discutirá sobre ‘‘Viver com Surdez’’. A contadora, surda oralizada, Erika Siminonato, do estado de São Paulo, ministrará sobre “A convivência dos surdos com a família e a sociedade”. Do Tocantins também vão palestrar o promotor de justiça e surdo, Luiz Francisco, com o tema “A surdez no ambiente de trabalho”. O que é direito o que é dever”, a psicóloga Denise Capuzo, vai dialogar sobre “A Pessoa surda e o Direito à educação inclusiva”, o Fonoaudiólogo, Aécio Bruno Ferreira, trará o tema “Ele (a) é surdo (a) e agora? A importância do diagnóstico precoce para a reabilitação auditiva” e a professora de Educação Física e surda oralizada, Emília Costa Rodrigues, com o tema “Surdez sem fronteiras: Uma viagem com a Liz”.
Acesse aqui a programação completa.
Objetivo Estratégico:
1 – Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão.
Rozeane Feitosa (Ascom/TRE-TO)