(En)Cena – A Saúde Mental em Movimento

A vida e a obra do controverso Elon Musk, o segundo homem mais rico do mundo.

Pixabay

Elon Musk é um personagem mundialmente conhecido, empresário, investidor bilionário e recente dono da rede social Twitter, mas qual é a história dele?

Naiane Ribeiro de Oliveira Silva – naiane.r.oliveira@gmail.com

Um dos objetivos de uma das empresas de Elon é colonizar Marte.
Fonte: Imagem de Tumisu por Pixabay

Nascido em Pretória, na África do Sul, Elon Reeve Musk é filho de Maye Musk e Errol Musk. Tem dois irmãos e uma meia irmã. Cativado pela tecnologia desde a infância, mostrou interesse em computação aos 10 anos, vendia ovos de páscoa feitos em casa de porta a porta junto com seu irmão mais velho e desenvolveu seu primeiro jogo de computador aos 12 anos. A infância foi atingida pela separação dos pais, o bullying sofrido na escola e pela sua dificuldade em socializar, por conta do diagnóstico de autismo.

Apesar da infância ter sido socialmente conturbada, segundo o canal de notícias financeiras CNBC, a família de Musk sempre esteve privilegiada por conta de seu pai que era dono de metade de uma mina de esmeraldas na Zâmbia, e antes disso, os descendentes da família Musk faziam parte de um grupo de colonizadores europeus que invadiram a África do sul, e durante o Apartheid, se beneficiaram economicamente da segregação entre brancos e negros.

Elon, na sua primeira oportunidade, decidiu se mudar para o Canadá com sua mãe e seus irmãos, passou dois anos estudando na Queen ‘s University no Ontário e terminou os estudos na Universidade de Pennsylvania com diplomas em economia e física. Com movimentos bem pensados, Musk aumentou sua fortuna criando uma companhia bancária online em 1999 e se unindo com a Confinity, uma startup financeira, criando o PayPal. Depois de conflitos de ideias Musk foi retirado do posto de CEO em 2000 mas conseguiu por volta de 165 milhões em 2002 com a venda da empresa para o eBay (GEETER; TURNER, 2018)

Com seus recursos ele já pensava em criar uma empresa que futuramente viria a ser a Space Exploration Technologies, ou SpaceX, com o objetivo final de colonizar o planeta Marte de uma forma acessível. Além desse investimento, Musk também é um dos maiores investidores e agora também CEO da Tesla Motors , uma companhia de carros elétricos. Esses investimentos eram seus principais em 2008, ano em que quase faliu, mas conseguiu dar uma reviravolta em 2010. 

Satélite da SpaceX
Fonte: Imagem de SpaceX-Imagery por Pixabay

Tudo isso também o levou a ser notado em Hollywood chegando a participar do filme “Homem de Ferro 2”. Com a SpaceX expandindo ele se ateve a outros projetos importantes como a OpenAI, uma organização que pesquisa sobre a inteligência artificial e cria formas práticas em que podem ser utilizadas, e a Neuralink, que pesquisa sobre dispositivos que podem ser implantados dentro do cérebro humano.

Com relação a sua vida privada, desde criança sempre foi reservado pois sofria muito bullying na escola, em um episódio chegou a ser hospitalizado após ser jogado de uma escada. Após o divórcio dos seus pais ele morou com o pai durante um tempo, mas depois desse período não mantiveram contato. Com o resto da família é bem próximo de sua mãe e ainda tem contato com seu irmão e sua irmã, que também são empresários (HARTMANS, 2023)

Conheceu sua primeira esposa, Justine no Canadá e começou a namorar com ela após um reencontro anos depois, em 2000. Tiveram o primeiro filho que morreu por SIDS (Síndrome da Morte Súbita Infantil) e depois tiveram gêmeos e trigêmeos, 5 filhos no total, mas se separaram em 2008. 

Após o divórcio ele começou a namorar a atriz Talulah Riley e casou- se com ela em 2010, depois de dois anos se separaram. Recasaram em 2013 e Elon pediu divóricio novamente um ano depois, mas desistiu. Em 2016 Riley pediu divórcio e foi finalizado, mas disse que mesmo após a separação os dois estão em bons termos.

Ainda em 2016, namorou com a atriz Amber Heard mas se separaram um ano depois por conta de suas rotinas, ele relatou que foi uma separação difícil. Em 2018, Elon apareceu em um evento com a artista e DJ Grimes e disse que se aproximaram após pensarem na mesma piada sobre inteligência artificial, em 2020 Grimes divulgou uma foto em que aparece grávida e confirmou que estavam tendo um filho cujo nome é “X Æ A-XII” com pronúncia de X Ash A-12.

Em Setembro de 2021 eles se separaram, segundo ele o trabalho deles era muito distante, em estados e lados diferentes, por conta do trabalho ele viaja bastante para outros países. Ainda em 2021 Elon teve filhos gêmeos com Shivon Zilis, uma executiva na empresa Neuralink através de inseminação artificial e de forma reservada, a notícia saiu somente em 2022.

Musk e Grimes continuaram a criar o filho juntos e em março de 2022 tiveram uma menina através de uma barriga de aluguel, Exa Dark Sideræl Musk, porém os pais a chamam de Y. Segundo Grimes, o casal mantém uma relação fluída em que não estão juntos mas ainda querem ter mais filhos (TEH, 2022)

Em 2022 sua filha de 18 anos transgênero mudou seu nome legalmente e quis se distanciar do pai além de não querer ser associada com ele de nenhuma forma. Em suas redes sociais ele faz piadas e desdenha de questões sociais como o uso de pronomes escolhidos por indivíduos transgêreros ou não binários. No total Musk tem 10 filhos, 9 ainda estão vivos, ele diz que eles são os amores de sua vida.

Elon Musk e seu primeiro filho com Grimes
Fonte: Imagem de elonmusk por Twitter

A vida profissional de Elon toma conta de quase todo seu tempo, recentemente com a compra da plataforma social Twitter, ele fez mudanças drásticas no aplicativo ao demitir pessoas em massa, colocar 80 horas semanais e instalar quartos na empresa. Musk também suspendeu contas de diversos jornalistas norte-americanos (WARZEL, s/d)

Além disso restituiu contas de pessoas que haviam sido banidas do Twitter por violar regras estabelecidas, como Donald Trump e Andrew Tate – que atualmente está preso e sobre investigação por suposta relação com tráfico humano. Em suas redes sociais Elon Musk prega e defende a liberdade de expressão acima de todas as coisas (HARTMANS; DELOUY, 2023

Além da atenção que está sendo dada ao twitter, Elon também é muito ativo e influente no cenário político dos Estados Unidos, já fez parte da equipe do ex-presidente Donald Trump e constantemente fala sobre questões voltadas a ideais da direita e esquerda estadunidense. Deixou suas opiniões bem claras através das redes sociais principalmente durante a pandemia de coronavírus, onde não apoiava normas de segurança como a quarentena e a aplicação de vacinas (SHERMAN;, JORDAN, s/d)

Durante a pandemia Elon fez diversos posts no twitter espalhando fake news e desestimulando as normas aplicadas para a diminuição de casos de Covid além de influenciar seus seguidores dentro da política a apoiarem seus interesses pessoais. Interesses que atingem todas as empresas nas quais ele comanda, principalmente o twitter que vem sendo mudado constantemente, uma das mudanças notadas é o aparecimento do conteúdo dele no topo do feed dos seus usuários.

Também houve a eliminação de spam e bots através do número de telefone que os usuários fornecem ao criar a conta, o código de vários países foram excluídos inclusive da Ucrânia, país que está passando por uma guerra com a Rússia e isso afetou a divulgação de casos e vídeos desse conflito.

Os banimentos da plataforma efetuados por Musk contemplam suas próprias vontades, aumentando a tolerância de verificação e ao mesmo tempo cobrando 8 dólares para a manutenção do selo de verificado a fim de evitar que outras pessoas passem por ele. Antigos funcionários relataram para o The Washington Post que a experiência de usuário de Elon é muito única, e que ele relata experiências muito pessoais.

A vida e a personalidade de Elon Musk é vista como contraditória, suas opiniões políticas mudam constantemente e suas atitudes perante suas empresas e companhias são tomadas de forma impulsiva, baseadas na sua experiência de vida elitizada e infelizmente conturbada 

Referências

HARTMANS, Avery; DELOUYA, Samantha. Elon Musk regained the title of ‘world’s richest man.’ Here’s how the billionaire went from getting bullied as a child to becoming one of the most successful and controversial men in tech. Insider, 28 de Fevereiro 2023. Disponível em <https://www.businessinsider.com/the-rise-of-elon-musk-2016-7> Acesso em:

HARTMANS, Avery et al. Inside the turbulent personal life of Elon Musk, who had secret twins with an exec, got divorced 3 times, and was seen at the Super Bowl with Rupert Murdoch. Insider. 13 de Fevereiro 2023. Disponível em: <https://www.businessinsider.com/elon-musk-relationships-2017-11> Acesso em: 15/03/2023.

GEETER, Darren; TURNER, Ashley. Elon Musk’s family tree explained. CNBC. 12 de Agosto 2018. Disponível em: <https://www.cnbc.com/video/2018/08/12/elon-musk-kimbal-maye-solar-city-tesla-spacex.html>. Acesso em: 15/03/2023.

SHERMAN, Natalie; JORDAN, Dearbail. Who is Elon Musk? BBC News, 19 de Dezembro 2022. Disponível em <https://www.bbc.com/news/business-61234231>. Acesso em:

TEH, Cheryl. Elon Musk and AOC got into another Twitter spat, with the congresswoman telling Musk to ‘lay off the proto-fascism’ and put down his phone. Insider. 16 de Dezembro de 2022. Disponível em: <https://www.businessinsider.com/aoc-elon-musk-twitter-spat-lay-off-proto-fascism-2022-12> Acesso em: 15/03/2023

WARZEL, Charlie. Elon Musk Is a Far-Right Activist. The Atlantic. 11 de Dezembro 2022. Disponível em: <https://www.theatlantic.com/technology/archive/2022/12/elon-musk-twitter-far-right-activist/672436/> Acesso em:15/03/2023

Sair da versão mobile