(En)Cena – A Saúde Mental em Movimento

Técnicas de Persuasão em ‘A Revolução dos Bichos’

Para a persuasão ser efetiva é necessário prestar atenção à mensagem, compreendê-la, acreditar nela, lembrar-se dela e comportar-se de acordo.

No livro “A revolução dos Bichos”, George Orwell (2000) conta a história da Granja do Solar em que o Sr. Jones era proprietário. Certo dia o porco por nome de Major resolveu fazer uma reunião com todos os bichos da fazenda para contar-lhes o sonho que tivera e dessa forma deixar um ensinamento que por muito tempo imperou na granja, no entanto, nem mesmo os líderes estavam cumprindo o combinado.

Ao ler o livro, percebemos nitidamente a forma como o Major utilizou a persuasão e como os seus argumentos se perpetuaram mesmo depois de sua morte, uma vez que, foi repassada para os outros porcos a missão de persuadir os animais da fazenda e convencê-los de que “Quatro patas bom, duas patas ruim”.

De acordo com Myers (2014, p.28), a Psicologia social

é uma ciência que estuda as influências de nossas situações, com especial atenção a como vemos e afetamos uns aos outros. Mais precisamente, ela é o estudo científico de como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras.

Fonte: https://bit.ly/2GxsEWO

Na disciplina de Psicologia Social, estudamos a ciência da persuasão e como ela se materializa no nosso cotidiano. Assim, aprendemos que essa técnica faz parte de um processo no qual a meta é a mudança de comportamento e existem várias formas de se persuadir alguém, basta utilizar as estratégias (MYERS,2014).

Para a persuasão ser efetiva é necessário prestar atenção à mensagem, compreendê-la, acreditar nela, lembrar-se dela e comportar-se de acordo. O Major utilizou muito bem os elementos que a compõem, ou seja, ele foi o comunicador (Um dos integrantes da granja, o mais velho de todos, introduziu um assunto de interesse coletivo) e por ser experiente os outros animais acabaram dando atenção ao que ele tinha para dizer.

Além disso, Major expôs o conteúdo da mensagem utilizando apelos bilaterais. Dessa forma, ele falava a respeito de como eles estavam vivendo e como seria a vida após a revolução. O porco transmitiu a mensagem por meio de um discurso ao vivo expondo o seu descontentamento com o fato de trabalharem muito e terem pouca recompensa por isso, como se fossem explorados pelos humanos.

Fonte: encurtador.com.br/nAJKW

O público a quem ele se direcionou era composto pelos mesmos animais com quem convivia, então a identificação com os ouvintes tornou a persuasão mais fácil para os líderes da granja que os chamavam de camaradas evidenciando maior proximidade.

Mesmo após a morte do Major, Napoleão e Bola- de- neve continuaram na liderança, já que eram mais inteligentes e por saberem ler, deveriam assumir o controle. Dessa forma, podemos perceber que no discorrer na narrativa, houve momentos em que alguns animais começaram a questionar a cessão de benefícios para os porcos, por exemplo: a distribuição do leite e das maças que pouco tempo depois ficaram sob o domínio dos porcos.

Ao analisar o trecho

‘Camaradas’, conclamou Garganta. ‘Não imaginais, suponho, que nós, os porcos, fazemos isso por espírito de egoísmo e privilégio. Muitos de nós até nem gostamos de leite e de maçã. Eu, por exemplo, não gosto. Nosso único objetivo ao ingerir essas coisas é preservar a saúde. O leite e a maçã (está provado pela ciência, camaradas) contêm substâncias absolutamente necessárias à saúde dos porcos. Nós, porcos, somos trabalhadores intelectuais. A organização e a direção desta granja dependem de nós. Dia e noite velamos pelo vosso bem-estar. É por vossa causa que bebemos aquele leite e comemos aquelas maçãs. Sabeis o que sucederia se os porcos falhassem em sua missão? Jones voltaria! Sim, Jones voltaria! Com toda a certeza, camaradas’, gritou Garganta, quase suplicante, dando pulinhos de um lado para o outro e sacudindo o rabicho, ‘com toda a certeza, não há dentre vós quem queira Jones de volta’ (ORWELL,2000, p.38).

Fonte: encurtador.com.br/akT05

Podemos perceber que existem vários elementos persuasivos os quais utilizam algumas das técnicas para uma persuasão eficaz, por exemplo:

– Estratégia de falar contra si próprio para convencer acerca de uma causa: “Eu, por exemplo, não gosto (de maçã)”.

– Uso de argumentos científicos/racionais para persuadir: “Nosso único objetivo é preservar a saúde. O leite e a maçã (está provado pela ciência, camaradas) contêm substâncias(…)”

– Usar terminologias que aproximem o comunicador do público/ouvinte, por exemplo o uso da expressão “Camaradas”.

– Uso da emoção para persuadir, no caso do medo no trecho “Sabeis o que sucederia de os falhassem em sua missão? Jones votaria!”

Também, pode-se perceber que a ideia de escrever bem grande os mandamentos dos animais serviu para lembrar constantemente do compromisso que havia sido feito no início da revolução. Isso alimentava ainda mais a ideia de que realmente a granja sob os comandos do Sr. Jones era muito pior e que sendo eles mesmos os donos dos próprios negócios teriam mais liberdade, menos trabalho e mais comida.

 Com base nesses aspectos, percebe-se que os porcos utilizaram mais a rota central da persuasão, onde havia foco em relação aos argumentos que eram transmitidos com muita firmeza e uma reflexão acerca de como eles estavam vivendo e o quanto a revolução melhoraria a vida dos animais de modo geral.

Fonte: encurtador.com.br/wBV67

Referências

MYERS, D. G. Psicologia Social. Porto Alegre: Artmed, 2014.

MYERS, D. G. Persuasão. Em: MYERS, D. G. Psicologia Social. Porto Alegre: Artmed, 2014.

ORWELL, George. A revolução dos bichos. Fonte Digital: <http://www.jahr.org> 2000.

Sair da versão mobile