(En)Cena – A Saúde Mental em Movimento

Um mergulho na Terapia Focada nas Emoções – TFE

encurtador.com.br/dgqt1

A TFE distingue as emoções em quatro tipos de respostas: primárias adaptativas, primárias desadaptativas, secundárias e instrumentais.

Emoção é um fenômeno cerebral muito diferente do pensamento. Tem sua própria base neuroquímica e fisiológica. É uma linguagem única na qual o cérebro fala através do corpo.  As emoções são vitais para a sobrevivência e cumprem várias funções necessárias (GREENBERG, 2015).

A Terapia Focada na Emoção mostra-se eficaz justamente por seu foco – antes de tudo – ser na emoção, do qual todo o sujeito possui, sendo aplicável em uma ampla variedade de clientes. O terapeuta que utiliza desse enfoque ajuda o cliente a seguir as emoções que são adaptativas e a mudar as que não são, incentivando-os a enfrentar emoções temidas para então processá-las e transformá-las, criando um novo significado narrativo a elas. Os clientes tornam-se mais hábeis no acesso a informações importantes sobre si mesmo e no uso dessas para viver de forma vital, gerenciando com flexibilidade suas emoções. A mudança emocional é a solução para suportar mudanças cognitivas e comportamentais (GREENBERG, 2015).

encurtador.com.br/hvCIT

A TFE distingue as emoções em quatro tipos de respostas: primárias adaptativas, primárias desadaptativas, secundárias e instrumentais. Para melhor entendimento, iremos defini-las e explicá-las de forma resumida e a partir de quatro emoções que são comumente identificadas em clientes/pacientes na clínica (medo, raiva, tristeza e vergonha).

Todas as definições a seguir estão baseadas no livro ‘Terapia Focada nas Emoções’ de Greenberg (2015).

As emoções primárias são as principais respostas das pessoas às situações. São nossas primeiras respostas viscerais fundamentais, mais imediatas e podem ser adaptativas ou desadaptativas.

encurtador.com.br/cwAG2

 

encurtador.com.br/gnX23

As emoções secundárias são respostas ou defesas contra um sentimento ou pensamento mais primário. São emoções desadaptativas.

encurtador.com.br/motu6

As emoções instrumentais são a terceira categoria que aumenta a complexidade de separar as emoções. São aprendizados, comportamentos expressivos ou experiências usadas para influenciar e/ou manipular outras pessoas e/ou para obter um ganho secundário. Pode ser um processo consciente ou inconsciente. A emoção instrumental geralmente requer muita inteligência emocional do sujeito. A pessoa precisa ser bastante hábil para poder usar a emoção para obter uma certa resposta ou se comunicar em uma situação social.

encurtador.com.br/fwHKZ

“Deixar de lidar com uma ferida emocional deixa as pessoas com o equivalente a uma ferida emocional infectada, da qual o pus de intensa mágoa e ressentimento ocasionalmente escorre” (GREENBERG, 2015, p.233).

Referência

GREENBERG, L. S. Emotion-Focused Therapy: Coaching Clients to work thought their feelings. Second Edition. 2015.

Sair da versão mobile