(En)Cena – A Saúde Mental em Movimento

Roda de conversa: depressão e ansiedade na graduação

Acadêmicos se reuniram de forma remota para roda de conversa sobre ansiedade e depressão.

No último sábado dia 25/09 aconteceu uma roda de conversa por modalidade remota onde foi promovido um espaço para os alunos que desejavam falar sobre a ansiedade e depressão, causadas pelo duro processo de se conquistar um diploma. O evento contou com alunos de diversas universidades e cursos de Palmas e Gurupi. Sendo proporcionado em parceria com EN(CENA)  pelas alunas de Psicologia do 9º Semestre: Beatriz Maranhão e Giovanna Gomes.

Originalmente o evento foi organizado para ocorrer de forma presencial no Parque Cesamar em Palmas – TO no dia 25/09 às 16:00 horas. Seria feito uma roda de conversa e um piquenique, tomando todas as providências para o distanciamento social. Por conta das atuais mudanças climáticas, o encontro se adaptou de forma remota no Google Meet, mantendo seu horário original.

Houve a participação de alunos das universidades ULBRA, UniCatólica, UNIRG, entre outras universidades.

Durante o evento foram feitas reflexões acerca do que eles acreditam ser ansiedade, saúde mental e os sofrimentos durante a vida acadêmica. Diversos falaram sobre a ansiedade relacionada ao futuro próximo; ‘’tudo tem uma data limite, existe um sobrepeso no qual o presente afeta o futuro’’.

Fonte: Arquivo Pessoal

A ansiedade está constantemente presente na perfeição, no ser um bom estudante. É comum, de acordo com a fala dos participantes, ver alunos que se destacam por serem exemplares. Alunos esses que possuem um alto desempenho estudantil mantém uma vida social, um emprego, são ativos dentro e fora da faculdade. O que acaba por gerar ansiedade em  alunos que se veem na posição de ‘inadequados’, pois por mais que os dias tenham sempre a mesma duração para todos os seres vivos, nem todos possuem a energia e a saúde mental que tal nível de atividade requer.

Segundo as ideias discutidas, pode-se perceber que outros cursos, fora do âmbito da Psicologia, não tendem a falar sobre saúde mental. Participantes da roda de conversa observaram que as universidades falham em oferecer apoio e cuidado para os alunos que não são da Psicologia. Ainda segundo os mesmos, há uma impressão de que falta  união entre eles e as coordenações de curso, e que muito frequentemente os alunos que se encontram com sinais e sintomas de ansiedade e depressão não passam pelo acolhimento necessário. Os acessos que são oferecidos pela faculdade à saúde mental não são fáceis de encontrar, muitos participantes relataram uma sensação de abandono por parte das instituições de ensino.

Ao final da roda de conversa, foi proposto que os participantes enviassem mensagens pelo WhatsApp: palavras de apoio e cuidado, coisas que eles gostariam de ouvir para serem acolhidos, e até mesmo palavras motivacionais. Algumas das mensagens foram:

“Gostaria de ter ouvido, “Você está bem?” “Se precisar de ajuda, de companhia, ou de conversar eu estou aqui, vamos sair ou até fazer nada juntos”.”

Fonte: Arquivo Pessoal

“Nesse tempo todo de faculdade entre vitórias e derrotas teria sido muito bom ouvir: “Filho, sei que pode está difícil, mas vai dá tudo certo e essas dificuldades vão vir como resultados no futuro, eu estou aqui”, também, alguém me dizer “Tudo bem você não entender nada de psicofarmacologia.” Foi muito bom quando minha professora disse “se sua paciente não falar nada, fique tranquilo, silêncio não é algo negativo”. Ou uma reflexão da minha parte, por exemplo, “será se esse estresse com a faculdade não faz parte da sua construção Profissional?, afinal, a gente pode se estressar até mesmo quando pega uma chuva, porque a faculdade seria diferente?” queria muito ter refletido nisso lá no início. E também seria um sonho ouvir alguém dizer “olha, vou pagar sua faculdade até você terminar, o único serviço seu vai ser focar nos seus estudos”.”

“A trajetória acadêmica é uma caminhada longa e cheia de pedrinhas, porém com experiências incríveis e com pessoas maravilhosas que você irá conhecer ao decorrer da graduação. Ter medo desse caminho é normal, porém persistir nele é gratificante. Gratificante no sentido que vai valer a pena. Então meu conselho é, não desista e viva intensamente cada momento da sua jornada acadêmica. de significado aos pequenos e grandes momentos, as labutas e vitórias!”

Tendo em vista toda a dificuldade de se conseguir apoio, ou de procurar meio em que possa se pedir ajuda, deixamos aqui algumas alternativas para aquelas pessoas que necessitam de ajuda.

CVV-  Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Alteridade: Núcleo de Atendimento Educacional Especializado aos Discentes

SEPSI

O serviço  escola de Psicologia oferece aos alunos uma formação participativa, proporcionando a comunidade ações de prevenção, promoção, proteção, avaliação e reabilitação da saúde.

SEPSI PALMAS

SEPSI GURUPI

Sair da versão mobile