Caos 2021: Promoção da saúde mental do idoso em tempos de pandemia

No dia 04 de novembro de 2021 das 19h às 22h ocorrerá o minicurso: Promoção da saúde mental do idoso em tempos de pandemia. Este acontecerá no segundo dia do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS, conduzido por Isabela Aires de Melo, psicóloga formada pelo Ceulp/ULBRA, onde teve seu olhar voltado para a saúde mental dos idosos desde sua época de estudos na universidade. É autora do trabalho “Saúde Mental e Velhice: um estudo acerca da gerontagogia”. Isabela Aires de Melo é psicóloga clínica e tem forte atuação nas redes sociais levando assuntos de psicologia e saúde mental de forma geral. 

Sabemos que os idosos são grupo de risco para a Covid-19 por estarem mais expostos ao vírus devido o avanço da idade, o que faz com que sofram maior risco de enfrentar a forma grave da doença. Além do mais, estão sujeitos a um enorme estresse em relação ao vírus e a própria quarentena, estando por vezes mais afastados da família e amigos, vivenciando uma possível solidão que pode então afetar seu estado emocional. 

O afastamento do idoso do convívio da família, dos netos, dos amigos e do seu dia a dia afeta diretamente sua qualidade de vida e em consequência sua saúde emocional é afetada e agravada com o maior risco de desenvolver a forma grave da doença, além de conviver com as notícias de mortes dos amigos e familiares, o que traz mais sofrimento metal.

Para diminuir os prejuízos emocionais que a quarentena trouxe, muitas famílias aproximaram os idosos de redes sociais, smartphones e o uso de comunicação remota para que a solidão não se instale por completo. A comunidade também foi muito importante, e houve notícias de vizinhos de idosos que moram longe da família faziam compras e pagamentos para que os idosos não precisassem sair de casa. 

Mesmo com todos os esforços, a demanda por ajuda e apoio emocional se elevou muito nesse período de quarentena e é percebido o sofrimento por diversas vezes silencioso dos idosos nesse período difícil. A saúde mental e o olhar próximo para o sofrimento emocional do idoso se faz inteiramente importante e a psicologia pode apoiar nas mais diversas formas e formatos o idoso em sofrimento.