(En)Cena – A Saúde Mental em Movimento

CAOS: palestras sobre violência acontecem em Palmas

Durante uma semana, o Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – Caos, trará palestrantes de renome para discutir o tema “Faces da Violência – Psicologia Mídia e Sociedade”

A partir desta segunda, 21, até o dia 25 de agosto, um ciclo de palestras sobre violência estará acontecendo no Ceulp/Ulbra. A primeira acontecerá às 19h, no auditório central da instituição, com o tema Consequências da violência no desenvolvimento infantil”, ministrado pela psicóloga, mestre Cléa Maria Ballão, que é especialista em clínica mãe-bebê.

A segunda palestra acontecerá na sexta-feira, 25, no encerramento do evento, às 9h, com o tema “Saúde mental e gênero: o que as (micro)violências contra as mulheres têm a ver com isso?”. O tema será proferido pela professora Drª. Valeska Maria Zanello de Loyola da Universidade de Brasília (UNB).

Na terça-feira, 23, a mesa-redonda estará discutindo “Mídia, Corpo e Violência”, com a participação do Pós-Doutor em Educação, o Prof. Edvaldo Souza Couto, da Universidade Federal da Bahia. A mesa será mediada pela Jornalista e Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Tocantins Alessandra Bonfim Bacelar de Abreu Adrian.

Já na quinta-feira, 25, a mesa-redonda Violência de gênero, questões LGBT e desafios atuais será conduzida pelos palestrantes João Paulo Procópio Vieira Silva (Superintendente de Direitos Humanos de Palmas – TO) e Rafaella Alexandra Vieira Mahare (Assessora Técnica e de Planejamento da AGETO/SEINF e Diretora de Administração e Finanças da Associação das Travestis e Transexuais do Estado do Tocantins – ATRATO).
As palestras e mesas-redondas fazem parte da programação do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS, que acontece no Ceulp/Ulbra de 21 a 25 de agosto.

Palestrantes: 

Cléa Maria Ballão – Foto: arquivo pessoal

Cléa Maria Ballão é psicóloga pela Universidade Tuiuti do Paraná. Mestre em Psicologia Clínica com ênfase em Psicanálise pela Universidade Federal do Paraná e atua como professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área da Psicanálise atuando principalmente nos seguintes temas: clínica mãe-bebê e supervisão de estágios.

Edvaldo Couto –  Foto: arquivo pessoal

Edvaldo Souza Couto possui pós-doutoramento em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutorado em Educação (UNICAMP), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É professor Titular na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Departamento de Educação II. É professor permanente no programa de pós-graduação em Educação e um dos coordenadores do GEC: Grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias. É bolsista do CNPq (PQ 2). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Comunicação e Tecnologias e também na área de Filosofia, com ênfase em Estética Contemporânea: Escola de Frankfurt (Benjamin e Adorno) e Simondon. Estuda principalmente os seguintes temas: estética; corpo e tecnologia; sexualidade e tecnologias digitais; filosofia da técnica; educação, comunicação e tecnologias digitais; cyber cultura e novas educações; software livre; leitura e escrita na era digital; currículo e formação de professores; redes sociais na internet.

Valeska Loyola – Foto: arquivo pessoal

Valeska Maria Zanello de Loyola possui graduação em Filosofia pela Universidade de Brasília (2005), graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997), e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005) com período sanduíche de um ano na Université Catholique de Louvain (Bélgica). Professora adjunta 3 do departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília, orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPG-PSICC). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em saúde mental e gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, gênero, psicanálise e filosofia da linguagem.

João Paulo Silva – Foto: arquivo pessoal

João Paulo Procópio Vieira Silva é Superintendente de Direitos Humanos de Palmas – TO.

Rafaella Mahare – Foto: arquivo pessoal

Rafaella Alexandra Vieira Mahare é Assessora Técnica e de Planejamento da AGETO/SEINF e Diretora de Administração e Finanças da Associação das Travestis e Transexuais do Estado do Tocantins – ATRATO.

O Congresso

A edição de 2017 do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS, tem como tema “As Faces da Violência – Psicologia, Mídia e Sociedade”. Será uma semana para refletir sobre o exercício da psicologia nos mais diversos campos de atuação, frente as mais diversas formas de expressão da violência, para além das fronteiras da saúde, da segurança pública e das ciências humanas. O tema se configura como objeto perene de investigação científica e profissional, sobretudo na Psicologia, com foco na emancipação das subjetividades.

Serviço:

O que: Palestra e mesas-redondas

Quando: 21 a 25 de agosto de 2017
Onde: Auditório Central do Ceulp/Ulbra

Realização: Curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra

Apoio: Conselho Regional de Psicologia – CRP-23, Prefeitura de Palmas, Jornal O Girassol, Psicotestes, GM Turismo, Coordenação de Extensão do Ceulp/Ulbra, Coordenação de Pesquisa do Ceulp/Ulbra.

Mais informações:

Coordenação de Psicologia: Irenides Teixeira (63) 999943446
Assessoria do Ceulp/Ulbra: 3219 8029/ 3219 8100
Programação e Inscrições: http://ulbra-to.br/caos/

Notícias do Evento: http://encenasaudemental.com/mural

Sair da versão mobile