(En)Cena – A Saúde Mental em Movimento

Visita ao IPUB e as Novas Abordagens em Saúde Mental

Dos dias 01 a 03 de Junho, juntamente com os demais membros da equipe do (En)Cena, tive a oportunidade de cobrir o III Fórum Internacional Novas Abordagens em Saúde Mental, na capital do Rio de Janeiro. O evento, em parceria com a UFRJ, contou com congressistas internacionais, diversos palestrantes e também usuários dos serviços.

O último dia do Fórum foi realizado no IPUB/UFRJ (Instituto Psiquiátrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e consistiu principalmente em apresentações de trabalhos. O (En)Cena apresentou quatro trabalhos em diferentes ambientes durante o dia, todos com recepções muito positivas por parte dos ouvintes, que se demonstraram surpresos com o tamanho do Portal e seus conteúdos.

Foi intensamente gratificante ouvir um comentário de uma das participantes do evento, nos dizendo que o Portal é parte das novas abordagens às quais o Fórum se dedicou. Esse tipo de reação nos confirmou o que acreditamos para o nosso trabalho: trabalhar com Saúde Mental de forma inovadora, promissora e criativa. Após uma de nossas apresentações, cujo tema foi o “Impacto da Pós-Modernidade na Saúde Mental de Jovens”, pudemos discutir com psicólogos de vários estados, questões psicológicas e sociológicas da atualidade e sua influência nos indivíduos.

Ao assistir a apresentação do trabalho “A Assembleia do CAPS como dispositivo de Reabilitação Psicossocial”, apresentado pela psicóloga paranaense Dafne Boni, não pude deixar de me lembrar dos meus estudos em Psicologia Comunitária e me surpreender com o vigor da psicóloga ao instaurar a assembléia com os usuários do CAPS onde trabalha. Medidas como a adotada por Dafne são fundamentais para se pensar Saúde Mental, pois valorizam os usuários com projetos pensados de acordo com suas demandas, e construídos com as suas vozes.

Conversar com profissionais da Saúde Mental de todo o país e notar seu engajamento foi muito proveitoso, pois em nossas conversas ocorreram trocas de ideias, sugestões, compartilhamento de demandas e conhecimentos. Saber das diferentes realidades de outros lugares nos possibilita vislumbrar o panorama nacional e formular objetivos conjuntos. Ver as pinturas e ilustrações nas paredes do IPUB e ter contato com os usuários e profissionais com realidades tão diversas, me fez pensar quantas vozes já haviam passado e passarão por aquele lugar. Creio que todas devem ser ouvidas, e fico feliz em saber que elas têm muito a dizer.

Essa viajem e experiência foram de grande importância para minha formação profissional e pessoal. A equipe do Portal conseguiu apresentar os trabalhos de forma harmônica e competente, pudemos aprender várias novas técnicas, e acima de tudo nos propor novos desafios. Minha visita ao IPUB me proporcionou novos conhecimentos e emoções, e certamente não será esquecida.

Sair da versão mobile