Morre o prof. Hermógenes, precursor do Ioga

Despedida


“Se te contentas com os frutos ainda verdes,
toma-os, leva-os, quantos quiseres. Se o que desejas, no entanto, são os mais saborosos, maduros, bonitos e suculentos, deverás ter paciência.
Senta-te sem ansiedades. Acalma-te, ama, perdoa, renuncia, medita e guarda silêncio. Aguarda. Os frutos vão amadurecer.”

Professor Hermógenes

O ioga, prática milenar indiana que trabalha o corpo e a mente, é reconhecida pela comunidade médica brasileira, pelos terapeutas de todas as matizes e pelo grande público (mesmo quem não sabe, em profundidade, o teor desta tradição) como uma excelente aliada na luta contra uma série de patologias que afligem o homem contemporâneo, sobretudo as de ordem psicológicas (e somáticas). Até mesmo o Ministério da Saúde, com o seu rigor na correção e indicação de tratamentos, aponta o ioga como uma eficaz e poderosa “Prática Integrativa e Complementar”, que diariamente auxilia os profissionais da saúde (sobretudo os psicólogos e terapeutas de toda ordem) a acelerar os processos de recuperação de seus pacientes. Um dos responsáveis pela disseminação desta tradição no Brasil foi o professor Hermógenes, que veio a óbito no último fim de semana, no Rio de Janeiro, e gerou comoção em vários círculos espalhados pelo país.

José Hermógenes de Andrade Filho descobriu esta milenar prática indiana ao ser diagnosticado com tuberculose, nos anos 60, quando tinha apenas 35 anos. Resolveu investir todo o seu esforço pessoal para ter uma melhor qualidade de vida, frente às limitações impostas pela doença, que estava em estágio avançado. “Ele descobriu os benefícios do ioga para a saúde física e mental e daí em diante nunca mais parou de trabalhar na sua divulgação, chegando a realizar doutorado em Yogaterapia pelo World Development Parliament da Índia e a conquistar o título de Doutor Honoris Causa pela Open University for Complementary Medicine”, destacou o site da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

Conhecido em todo o Brasil e Cone Sul, “Hermógenes escreveu mais de 30 livros sobre ioga e bem-estar, traduzidos em diversas idiomas, dentre os quais se destacam Autoperfeição com Hatha Yoga e Yoga para Nervosos”. Formou centenas de milhares de professores de ioga espalhados por todo o país, e contribuiu de forma decisiva para que a prática se popularizasse.

O corpo de Hermógenes foi velado neste domingo (15), das 7h às 11h, no Memorial do Carmo, no Caju, no Rio de Janeiro, onde depois de receber diversas homenagens, foi cremado.

Fonte: http://www.buenasalud.net/wp-content/plugins/wp-o-matic/cache/2df60_Posturas_Yoga.jpg

Ioga e Práticas Integrativas

O ioga é considerado uma Prática Integrativa porque contém, em seu arcabouço, “sistemas e recursos que envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade”. Através dos ásanas (posturas físico-mentais) e da meditação, o paciente passa a se auto-observar melhor, além de ter acesso a uma visão “ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado”.

De acordo com o Ministério da Saúde, “todas as ações decorrentes das políticas nacionais voltadas à integração das práticas integrativas e complementares ao SUS, principalmente quando se utilizam plantas medicinais e derivados como recurso terapêutico, perpassam pelo entendimento e valorização da multiculturalidade e interculturalidade, por gestores e profissionais de saúde, para maior equidade e integralidade da atenção”. (Com informações da EBC e do Ministério da Saúde)

Psicólogo. Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS) e em Psicologia Analítica (UNYLEYA-DF). Filósofo, pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em Comunicação Social (CEULP/ULBRA), com enfoque em Jornalismo Cultural; é editor do jornal e site O GIRASSOL, Coordenador Editorial do Portal (En)Cena.