2º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental

O evento tem como tema “Direito às Diversidades: Cidades, Territórios e Cidadania”.


Com o objetivo de problematizar as violações de Direitos Humanos das diferentes formas de viver nas cidades, a Associação Brasileira de Saúde Mental realiza o 2ª Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental, com o tema “Direito às Diversidades: Cidades, Territórios e Cidadania”. O evento acontece entre os dias 4 e 6 de junho de 2015, na cidade de João Pessoa – Paraíba, com foco em movimentos sociais, pesquisadores, estudantes, ativistas e militantes que desejam construir uma ampla Mobilização Social e Popular em favor de Cidades Inclusivas, Justas e Solidárias.

Atualmente, diante da multiplicidade cultural, vivenciamos o crescimento de violência e crimes contra segmentos considerados diferentes do que a sociedade contemporânea tem como padrão. As principais formas são preconceito racial, social e sexual. Cabe então as poderes públicos e à própria sociedade zelar pelo direito à expressão destas diferenças.

Nesse contexto, as cidades se tornam palcos onde esses discursos e práticas discriminatórias se materializam, seja pela ação dos sujeitos políticos, seja pela ação das instituições na consecução das políticas públicas. Vale destacar que durante parte da história social brasileira ações e políticas baseadas no higienismo, na medicalização social e na segregação dos considerados como diferentes ou anormais geraram graves violações aos Direitos Humanos.

Por isso o 2º Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental será um importante espaço de reflexão sobre ações que visem mobilizar setores sociais para questionar e lutar contra os discursos de ódio e de intolerância e a crescente monopolização das cidades em favor do lucro e da exclusão social. A programação conta com rodas de conversa, mesa redonda, tenda com Paulo Freire, oficinas, cursos, feira de economia solidária, mostra de cinema e vídeo sobre Direitos Humanos e Saúde Mental e atividades artísticas e culturais.

Clique aqui para fazer sua incrição e conferir a programação completa.