A qualidade das relações é protetiva em relação ao estresse e à insatisfação no trabalho
O estresse nas relações de trabalho é cada vez mais comum nos dias de hoje. As excessivas pressões e demandas do ambiente profissional podem colaborar com o surgimento de conflitos interpessoais, tensões emocionais e até mesmo problemas de saúde. A constante busca por melhores cargos, reconhecimento e salário pode levar os colaboradores a se tornarem mais agressivos e individualistas, prejudicando a cooperação e a harmonia entre as pessoas. Além disso, a sobrecarga de trabalho e as longas jornadas também podem causar estresse nas relações Chiavenato (2010).
Os estudos sobre o estresse no trabalho surgem na década de 1970, o estresse ocupacional é decorrente das “relações complexas entre condições de trabalho, condições externas ao trabalho e características do trabalhador, nas quais a demanda de trabalho excede as habilidades do trabalhador para enfrentá-las” (BARROS,2013).
Chiavenato (2010) apontou que as principais fontes de estresse no trabalho denominam-se: causas ambientais e causas pessoais. Sendo as ambientais, oriundas da própria Organização, ambiente com condições ruins de trabalho, acúmulo de tarefas, e as causas pessoais variam de acordo com cada indivíduo, como insegurança, preocupação excessiva, maus hábitos de alimentação. Quando os colaboradores estão constantemente sob pressão para cumprir prazos apertados e entregar resultados, é comum que haja um aumento nas tensões e conflitos. A falta de comunicação efetiva também é um fator que contribui para o estresse nas relações de trabalho.
A ausência de diálogo claro e aberto entre colegas e superiores pode levar a mal-entendidos, ressentimentos e frustrações. A falta de apoio e diálogo adequados também podem gerar um clima de desconforto e tensão no ambiente de trabalho. É importante ressaltar que o estresse nas relações de trabalho não afeta apenas o bem-estar emocional dos colaboradores, mas também pode ter consequências negativas para a produtividade e o desempenho da equipe.
E esse bem-estar é extremamente importante. Abreu (2017) aponta que a qualidade de vida é considerada uma grande aliada na melhoria do desempenho do trabalhador. Dito isso, garantir um ambiente de trabalho saudável é um fator de extrema importância para o bem estar. Ter uma boa relação de trabalho auxilia no processo de colaboração e criatividade, favorecendo bons resultados para a organização e um ambiente organizacional mais agradável. Para lidar com o estresse nas relações de trabalho, é fundamental que as organizações busquem medidas que promovam um ambiente saudável e colaborativo.
Fonte: StockSnap no Pixabay
Com isso, algumas mudanças de condutas podem favorecer uma melhor relação no ambiente de trabalho:
1-Demonstrar respeito ao próximo, ouvindo e valorizando os saberes dos colegas, buscando uma comunicação afetiva, de forma respeitosa evitando comentários ofensivos.
2- Postura colaborativa em ajudar a equipe, compartilhando os saberes e experiências, estando aberto a aprender.
3-Resolução de conflitos: Busca abordar os conflitos de maneira construtiva. Identifique as questões subjacentes, encontre soluções em conjunto e esteja disposto a ceder em determinados pontos. A resolução colaborativa de conflitos pode fortalecer as relações e reduzir o estresse.
4-Celebrar as conquistas em conjunto, reconhecendo a evolução e potencialidades dos colegas de trabalho, incentivando e proporcionando um ambiente de reconhecimento coletivo.
5-Estabelecer limites: Estabelecer limites em relação ao trabalho, como horários de trabalho, pausas e tempo para descanso. Evitando levar trabalho para casa e aprenda a estabelecer um equilíbrio entre as demandas profissionais e pessoais.
Fonte: Mohamed_hassan no Pixabay
6-Manejo do estresse pessoal: Cuidar da saúde mental e física, pois isso pode influenciar suas relações no trabalho. Estar bem consigo mesmo, você estará mais preparado para lidar com o estresse nas relações de trabalho.
7- Estabelecer metas realistas: Evite colocar pressão excessiva sobre si mesmo ou sobre os outros. Estabeleça metas e expectativas realistas em relação ao trabalho e reconheça que as pessoas têm tempos diferentes.
Lembrando que reduzir o estresse nas relações de trabalho é um processo contínuo que requer esforço e comprometimento de todas as partes envolvidas. Ao adotar essas estratégias, o colaborador pode através das relações estar contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e harmonioso.
Referências
ABREU, A. Qualidade de vida no trabalho: principais técnicas e benefícios! (2017). Disponível<:http://revistaconexao.aems.edu.br/wpcontent/plugins/download-attachments/includes/download.php?id=1921>. Acessado em 05 Jun. 2023.
BARROS, I. C. S. Estresse ocupacional e qualidade de vida no contexto hospitalar: um estudo psicossociológico. 2013. 230p. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.
CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: A dinâmica do sucesso das organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.