Quarto de Guerra: A oração é uma arma poderosa

Soraia Fernandes (Acadêmica de Psicologia) – soraiaferanandes.fm@gmail.com

Ativar a espiritualidade na sua vida todos os dias lhe garante uma série de benefícios. Em meio aos enormes compromissos profissionais e pessoais que assumimos, alguns minutos de contato com Deus são fundamentais para construir uma vida plena em todos os aspectos – mental, físico e espiritual. De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas da Duke University, praticar a fé pode reduzir o estresse psicológico e permitir que os crentes vivam em média 7 a 14 anos a mais do que outros que não têm esse hábito. Portanto, a oração é fundamental neste processo, pois traz um elemento de paz e tranquilidade para a vida das pessoas e o filmeQuarto de Guerranos mostrará que a oração é uma arma poderosa.

O filmeQuarto de Guerra” foi lançado no Brasil em dezembro de 2015, conquistando grande audiência no Brasil e no mundo, tornando-se um dos filmes cristãos produzidos fora de Hollywood de maior sucesso na história do cinema. Não é para menos, seu enredo dramático e divertido tem cativado a atenção de cristãos de diversas denominações e até mesmo de pessoas que dizem não professar a fé cristã.

Na trama, a jovem Elizabeth e Tony formam um casal em crise no casamento. A filha pequena percebe que os pais estão à beira do divórcio, mas ninguém conseguem chegar a um acordo. A corretora de imóveis Elizabeth se decepciona com o marido Tony Jordan, um vendedor de sucesso na indústria farmacêutica. Para se dedicar ao trabalho e aos próprios interesses, ele foi separado da esposa e da filha. A distância está aumentando dia a dia, mas tudo começa a mudar quando Elizabeth conhece uma mulher idosa que lhe apresenta o poder da oração. E a partir deste momento, a jovem mãe decide depositar a sua fé nas preces divinas.

                                                                                  Fonte: Cenas de Quarto de Guerra (Divulgação)

Seja marcante e significativo na vida de alguém

No filme, após Elizabeth conhecer essa espirituosa Sra. Clara Williams, a sua vida e da sua família começa entrar num processo de mudança para sempre. Clara, como preferia ser chamada, era uma anciã sábia e amorosa. Ela se dedica a ajudar Elizabeth, demonstrando seuquarto de guerra”. Este lugar era um cômodo de sua casa onde ela conduzia batalhas de oração e ensinava sua jovem esposa a usar estratégias e armas espirituais para vencer as batalhas e reconstruir seu lar.

O filme escolhe acertadamente o tema do relacionamento conjugal e a partir daí revela sua relação direta com o amor próprio, o perdão e, principalmente, o amor como testemunho de fé em Deus. Os personagens refletem os tipos de cristãos encontrados nas igrejas ao redor do mundo. Na trama, a personagem Elizabeth representa o cristão médio do nosso tempo. Para tanto, a diretora a expõe, enfatizando suas crenças nominais e conscientizando-a de suas próprias limitações. O tratamento do pecado no filme é muito claro.

O diretor do filme enfatiza durante o enredo, a importância de estamos conscientes em sermos honestos sobre as consequências das escolhas que fazemos. Em vez de encobrir a verdade ou oferecer soluções alternativas, o diretor atribui ao protagonista as consequências das ações passadas, mas também mostra o arrependimento, a renovação da mente no modo de pensar e a importância do exercício diário da fé.

                                                                             Fonte: Cenas de Quarto de Guerra (Divulgação)

Por meio da oração, permitimos que Deus batalhe por nós.

 

Segundo um trecho da Bíblia no livro de 2 Crônicas Cap.7 e Vers.14 cita assim: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.” Ou seja, só depende de nós. Tudo o que precisamos fazer é correr para o quarto de Guerra e clamar ao Pai Celestial, e ele estará lá esperando por nós.

Ao assistir o filme é possível obter inúmeros aprendizados importantes para a nossa vida diária e segue abaixo alguns deles:

  • Prepare-se! A vida é uma constante de árduas batalhas – Acreditar que avida é um conto de fadas e que as batalhas são pontuais e passageiras pode ser um engano fatal. Cada fase do desenvolvimento humano, cada ação ou decisão tomada na vida possuem lutas inerentes, onde o preparo, a paciência e a resistência para lutar são fundamentais para obter a vitória.

  • Sem estratégia não há vitória: Se todos lutamos na vida é primordial que tenhamos uma estratégia adequada para cada embate que travamos. Elizabeth usava as estratégias erradas para tentar lutar a favor da sua família. A partir do momento que Elizabeth passou a usar a fé em Jesus por meio da oração e a mudança de conduta como estratégias de batalha, o jogo virou a seu favor e ela pode experimentar vitórias pontuais em áreas que vivia constantemente apanhando em sua vida.

  • Identifique corretamente o seu inimigo – Você pode estar lutando contra a pessoa errada.

  • Casamento não é como um buffet. É um combo completo – Quando dizemos sim no altar, o dizemos para tudo que se refere ao nosso cônjuge. Seus defeitos e qualidades, forças e fraquezas, o “bafo” pela manhã, o “chulé azedo”, o cunhado insuportável, etc. Por isso o tempo do namoro deve servir para que ambos se conheçam o máximo possível, a fim de minimizar as surpresas no matrimônio e substituir com facilidade o “meu” pelo “nosso” durante a vida a dois.

  • O sucesso profissional não deve existir a despeito da harmonia familiar

  • Seja marcante e significativo na vida de alguém – Não há ninguém tão débil que não possa contribuir de algum modo na vida de outra pessoa. Todas as pessoas são diferentes e as experiências vividas por cada uma delas às tornam melhores e mais capazes de enfrentar as angústias da vida.

  • Nossa comunhão com Deus não deve ser morna – A bíblia é o meio pelo qual todo cristão deve orientar o exercício da sua fé. Ela é entendida como o manual do e sobre o fabricante, numa visão de Deus como o criador da humanidade.

  • Não importa onde seja, tenha sempre um “quarto de guerra” – Sabendo que avida é uma constante de árduas batalhas, nada melhor do que praticar com fé a orientação bíblica de orar constantemente em nosso quarto para que, o Deus que nos vê em secreto nos conceda a vitória em tempo oportuno.

  • Todos temos um guerreiro em nós que precisa ser despertado – Dizem que são as dificuldades que forjam os verdadeiros campeões. Até que circunstâncias terríveis nos peguem de surpresa, vivemos “numa boa” sem empreender muitos esforços para avançarmos na escada da vida.

  • Não tente fazer o trabalho de Deus na vida do seu cônjuge – A missão de ambos os cônjuges é amar, respeitar e orar um pelo outro. Não importa o quão difícil é o temperamento ou o comportamento de seu cônjuge, deixe que Deus mostre o caminho da mudança a ele.

Enfim, o filme Quarto de Guerras, trás inúmeras reflexões e ensinamos, como também enfatiza a termos fé, confiar em Deus e fazer a nossa parte que no tempo adequado tudo será resolvido, afinal de contas, tudo muda quando nós mudados individualmente.

Referencias:

Jornal de Minas Gerais – Saúde e Bem Estar. Minas Gerais, 2023 – Os benefícios da oração diária para a saúde mental e física. Disponível em <:  https://www.em.com.br/app/noticia/saude-e-bem-viver/2023/02/23/interna_bem_viver,1460921/7-beneficios-da-oracao-diaria-para-a-saude-mental-e-fisica.shtml >. Acessado em 08 de dezembro de 2023.

Biblia Sagrada Online – Disponível em <:  https://www.bibliaon.com/versiculo/2_cronicas_7_14/ . >. Acessado em 08 de dezembro de 2023.

Centro Universitário Adventista de São Paulo. Entrevista – Professor de Psicologia fala sobre efeitos da oração. São Paulo, 2023. Disponível em <:    https://unasp.br/noticias/entrevista-professor-de-psicologia-fala-sobre-efeitos-da-oracao/  >. Acessado em 08 de dezembro de 2023.