Começa a semana de combate à violência contra a mulher

Programação faz parte da comemoração ao Dia Internacional da Mulher


Acontece nesta segunda-feira a abertura oficial da Semana Nacional de Combate à Violência contra a Mulher no Tocantins, no auditório do Tribunal de Justiça (TJ) do Tocantins. Com o tema “Semana da Justiça pela Paz em Casa”, o evento tem início às 8 horas com a palestra “Os Novos Paradigmas da Lei Maria da Penha”, a ser ministrada pela desembargadora Lenice Bodstein, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.

Logo após, haverá uma Mesa Redonda em torno do tema “O Compromisso das Instituições da Rede de Proteção e Combate à Violência Doméstica”, que terá como moderadora a desembargadora Lenice Bodstein, com a participação de representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público e Defensoria Pública do Estado do Tocantins.

Conforme a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça, a Semana Nacional de Combate à Violência contra a Mulher, acontece até o dia 13 de março, com a participação de varas criminais, juizados especializados e tribunais do júri de todo o país. Durante a semana, serão priorizados os julgamentos de casos de violência doméstica, principalmente os que envolvem homicídio.

Programação em Palmas

Nesta terça-feira, uma mulher que combateu e superou a violência doméstica será homenageada, representando todas as mulheres que sofrem violência, às 9 horas, em sessão solene na Câmara dos Vereadores de Palmas.

Ainda na terça-feira, às 9 horas, também, será realizada sessão solene na Assembleia Legislativa do Tocantins pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado no último domingo. A sessão homenageará mulheres com o Diploma Mulher Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva. A homenagem leva o nome da precursora do artesanato de capim dourado no Estado, conhecida como Dona Miúda.

Durante o mês ações especiais serão realizadas ações em homenagem a mulher. Nos dias 11 e 12, a ação Momento Mulher acontece em órgãos públicos da Capital, já no dia 13 haverá uma roda de conversas, às 8 horas, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Quadra 407 Norte. E no dia 25, às 10h, na Prefeitura de Palmas, acontece a assinatura da doação de terreno para a construção da Casa Mulher Brasileira.

A Casa da Mulher Brasileira é um projeto do Governo Federal que busca atender mulheres que sofrem qualquer tipo de agressão, promovendo em um mesmo espaço todos os serviços necessários, desde o acolhimento à mulher e aos filhos, além de apoio psicológico, delegacia e órgãos do juizado e Ministério Público. A primeira unidade foi inaugurada em Campo Grande (MS), no último mês de fevereiro.