Manejo psicoterapêutico de disfunções sexuais e parafilias é tema de mesa redonda

A mesa redonda é parte da programação do CAOS 2019 que acontece no Ceulp até o dia 24 de maio.

Ocorre na manhã desta sexta-feira (24) nas dependências do CEULP/ULBRA, a mesa redonda “Disfunções Sexuais e Parafilias: manejo psicoterapêutico” como parte da programação do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS 2019. As atividades foram conduzidas pela psicóloga Flávia Nascimento e pelo médico psiquiatra Sávio Luiz Severo, mediados pela Psicóloga Ruth do Prado Cabral.

Durante sua fala, Flávia explanou sobre as causas e o manejo clínico das principais disfunções sexuais. De acordo com a psicóloga, a maneira como a educação para os estímulos sexuais acontecem para cada gênero influencia diretamente na sexualidade e nas disfunções sexuais. Em sua fala, o médico psiquiatra Sávio Luiz, abordou a natureza e as causas dos principais transtornos parafílicos e parafilias e suas principais implicações na sociedade, visto que esses comportamentos sexuais também podem causar sofrimento não apenas para o paciente, mas também para terceiros.

Fonte: Arquivo Pessoal

Disfunções sexuais são dificuldades no funcionamento de algum dos elos da resposta sexual que provocam, necessariamente, sofrimento ou desconforto. Entre as categorias estão a falta de desejo sexual, falta de excitação, transtornos da ejaculação e do orgasmo, dispareunia e vaginismo. Transtornos Parafílicos e Parafilias são interesses sexuais intensos e persistentes que diferem de estimulações genitais ou carícias com pessoas que consentem e que tenham maturidade física, causando sofrimento para si ou para outros.

Flávia Christine Nascimento é psicóloga, especialista em Sexologia Clínica, Terapia Sexual e Transpessoal Centrada no Corpo. Sávio Luiz Severo é médico psiquiatra, especialista em dependência química, especialista em transtornos de humor.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento.