Os desafios de Ser mulher – (En)Cena entrevista a Bombeira Fernanda Cerqueira

 

 

Em entrevista ao Portal (En)Cena, a Bombeira Militar, Fernanda Cerqueira Martins.

Foto: Arquivo pessoal

(En)cena –  Como funciona o seu trabalho? É interno ou externo? E quais os maiores desafios do mesmo?

Fernanda Cerqueira – Trabalho diretamente nas viaturas do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, alternando entre prestação de primeiros socorros e combate a incêndio. A profissão Bombeiro Militar exige habilidade, controle emocional, força física, e segurança. Características que podem ser treinadas tanto em Homens quanto Mulheres, desde que estes tenham afinidade com a profissão. Portanto o maior desafio é buscar por essas características.

(En)cena – Em relação a atuação profissional, em algum momento foi perceptível o olhar de dúvida dos colegas ou civis, de que não conseguiria dar conta da execução da tarefa? Como foi esta experiência?

Fernanda Cerqueira – Diariamente nos deparamos com o olhar de espanto e dúvida quanto a boa execução do serviço, advindas tantos de colegas de profissão quanto de civis. Como por exemplo: levantar uma maca com vítima, tenho que provar a cada troca de guarnição que sou capaz de realizar tal atividade. Já quanto a civis já me deparei com situações em que a vítima pediu para levantar da maca e ir até a viatura andando por não acreditar que eu a poderia levar. Provei a esta que poderia levá-la sim e com tranqüilidade.

(En)cena – Há assédios na rua? Se sim, como se deu e qual foi seu comportamento e sentimento diante do acontecido?

Fernanda Cerqueira – Poucas vezes me deparei com assédio na ruas, mantive a postura. E evito ficar levando tal situação a sério. O assédio infelizmente é uma realidade na vida de nós mulheres independente da profissão e do lugar que se frequenta.

(En)Cena – Sempre sonhou em ser bombeira? Qual foi a reação da família e amigos diante de sua decisão? Desde adolescente já havia escolhido a profissão de ser Bombeira Militar, escolha muito bem aceita por minha família e amigos.

Fernanda Cerqueira – Percebo uma grande admiração pela profissão por grande parte das pessoas, principalmente o público feminino, acredito que estas se sentem bem representadas.

(En)Cena – Como é o relacionamento com os colegas de trabalho, sendo que é uma profissão dominada pelo sexo masculino?

Fernanda Cerqueira – No início me sentir acanhada por ser a única mulher na guarnição, observando as bombeiras mais antigas, observei que estas já estavam acostumadas e não se esquivavam de nada por serem minoria. Aos poucos acostumei e hoje me sinto muito a vontade e tenho uma ótima relação com os colegas, apesar de sempre ter que ficar provando que consigo executar minhas atividades tão quanto eles.

(En)Cena – Qual sua mensagem para outras mulheres que queiram entrar nessa profissão?

Fernanda Cerqueira – É uma profissão desafiadora, porém muito prazerosa, onde se descobre que nossos limites vão muito além do que imaginamos. Experimente.

(En)Cena – Quais os benefícios e as vantagens da mulher nessa profissão?

Fernanda Cerqueira – A profissão, por sua natureza, nos torna mais fortes, seguras e decididas.

Psicóloga egressa do Ceulp/Ulbra. Pós-graduanda em Terapia de casal: abordagem psicanalítica (Unyleya). Colaboradora do Portal (En)cena.