Dislexia entra em pauta no filme “Como Estrelas na Terra – Qualquer Criança é Especial”

O Filme Como Estrela na Terra assistido em sala, foi gerado na Índia e narra a história de um garoto que tem dislexia, que se trata de uma dificuldade de leitura e escrita.

Inicialmente é essencial deixar explícito que a dislexia não se refere há uma doença e sim, de uma má formação do cérebro que faz com que o menino tenha dificuldade na aprendizagem, sobretudo associados à decodificação de códigos. Porém, o personagem do filme usufruía de uma escola normal, contudo repete uma vez a terceira série e não demonstra evolução alguma nos rendimentos. O garoto não consegue junto a turma no desempenho escolar e se instaura em uma melancolia.

O pai do garoto disléxico,  bem como a mãe e todos que estão em convivência com ele, não compreendem que ele tem um distúrbio de aprendizagem, que a veracidade do garoto não está progredindo nos estudos seja algo severo, então o menino sofre muito com essa inaptidão da família, dos professores e alunos da escola, em especial a forma como o pai  tratava o filho, pois não compreendia que ele estava passando de fato e acabava violentando a criança psicologicamente, fazendo com que a criança ficasse sem vínculo afetivo com uma das figuras primordiais que é o pai, sofredora, infeliz e com adversidades que a família não ajudava no momento mais preciso.

Em vista disso, o pai é convidado pela diretora da escola para um papo sobre a criança, e nervoso com muitas reclamações do seu filho decide colocá-lo em uma escola integrada, ou seja, um internato. Essa pratica do pai só acarretou problemas maiores, em primeiro lugar é porque o garoto fica muito aflito com isso, porém, é uma criança, não tem preparo para vivenciar uma separação dos pais especialmente quando se refere em relação a ir para um lugar onde a estrutura familiar é engessada e ele não tem uma pessoa que te de segurança.

O menino se machuca muito, por que não consegue entender o comportamento de seu pai, e sustenta a opinião de que foi descartado da família, ele entende tudo isso como um castigo por não conseguir aprender.

Todos esses quesitos abalam o garoto transformando-o em uma criança abatida, e sem disposição para aprender, até mesmo ele sendo infeliz como outras crianças, apenas uma coisa que ele queria fazer era voltar à sua casa, pois ficava com saudade de sua mãe, que tem um papel de carinho e afeto. Além do mais, o internato não cooperava para anulação dessas emoções, por assegurar um exemplo disciplinar rigoroso.

FICHA TÉCNICA DO FILME:

Título original: Taare Zameen Par

Direção: Aamir Khan

Elenco: Aamir Khan, Darsheel Safary, Tisca Chopra

REFERÊNCIAS

KHAN, Aamir. 2007. Como Estrelas na Terra – Toda criança é especial. Índia: Estúdio/Distrib: Aamir Khan Productions.

PINHEIRO, Mislene dos Santos. Resenha do filme “Como Estrelas na Terra, toda criança é especial”. In: Portal Educação, 2013. Disponível em http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/47245/resenha-do-filme-como-estrelas-na-terra-toda-crianca-e-especial#ixzz3DvPaRb00. Acesso: 30/ set. 2014.

LEMOS, Suely F. C., COSTA, Solange G., LIMA, Rita C. P. Representações sociais: Aplicabilidade nos estudos sobre a educação de jovens e adultos. Educação, Sociedade e Culturas, Rio de Janeiro, n. 39, p. 43-61, 2013.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola e a questão das representações sociais. In: Luckesi. Disponível em http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_eccos_1.pdf. Acesso: 30/ set. 2014.

SANTOS, Laércio Silva dos. Representações Sociais na Escola. In: Webartigos, Goiás: 2013. Disponível em http://www.webartigos.com/artigos/representacoes-sociais-na-scola/123238/#ixzz3ErilsPYn. Acesso: 30/ set. 2014.