#CAOS2018: Medicalização na educação é tema de minicurso

O minicurso é parte da programação do CAOS 2018 que acontece no Ceulp até o dia 25 de maio.

No dia 23 de maio, ocorreu no Ceulp/Ulbra o minicurso “Medicalização na Educação: a quem interessa?”, ministrado pela psicóloga Gythana Dantas Cidreira Merigui, egressa do Ceulp. O minicurso faz parte da programação do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia (CAOS), que ocorre entre os dias 21 e 25 de maio no Ceulp.

A temática apresentada, que é resultado de conclusão de curso de Gythana, reflete sobre o imediatismo da sociedade pós-moderna, os interesses da indústria farmacêutica e o fracasso nas relações no ambiente escolar. Gythana mostrou que esse último, dado, principalmente, em comportamentos problemáticos, deveriam ser modificados e não medicalizados, uma vez que essa prática não resolve problemas relacionados ao contexto.

Gythana preza que intervenções centradas no próprio ambiente escolar, e quando necessário, com psicoterapia, são mais eficazes que apenas procedimentos farmacológicos. Finaliza sugerindo que a continuidade do estudo com pesquisa de campo, tanto com professores como com psicólogos, poderia contribuir com a prevenção da medicalização na educação.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site do evento: http://ulbra-to.br/caos/edicoes/2018#programacao