#CAOS2018: Cibercultura e a teoria do apego é tema do Psicologia em Debate

O Psicologia em Debate Especial é parte da programação do CAOS. 

A acadêmica do 9° período, do curso de psicologia, Evelly Silva, apresentou nessa noite de terça-feira, 22 de Maio de 2018, o Psicologia em Debate “Angústias contemporâneas em Black Mirror”, com o tema “Volto já: cibercultura e a teoria do apego”. O intuito da estudante foi relacionar a série, em especial, 1° episódio da segunda temporada, com conteúdo ligados a psicologia.

No primeiro momento, a estudante introduz a temática do episódio, que basicamente, envolve um casal de namorados que decidem se mudar para o interior, mas, um dia após a mudança, Ash se envolve em um acidente que acaba sendo fatal. Logo, Martha se ver frente a um processo de luto e acaba entrando em um serviço que ajuda pessoas a passar por esse processo de luto, desta maneira um “Ash” virtual é criado. A ligação que a acadêmica faz com a psicologia envolve a teoria do desenvolvimento infantil e as influencias desse processo em possíveis comportamentos, criada por John Bowlby e Mary Ainsworth.

Evelly Silva falando sobre o episódio Volto Já. Foto: Isaura Rossatto

A segunda perspectiva está relacionada com a cibercultura, basicamente, os relacionamentos estão voltados para a interação virtual, inclinados para o âmbito dos meios de comunicação. Cintando alguns comportamentos que Ash tinha antes de morrer, a acadêmica explicitou o quanto isso se torna algo recorrente na vida dele. O sentimento exposto de maneira perfeita, compartilhando somente aspectos positivos, fez com que ele não tivesse contato com o verdadeiro conteúdo do momento.

A apresentação foi baseada no texto que a acadêmica escreveu para o portal (En)cena, partindo da proposta de relacionar os desafios tecnológicos que a série trás com os mais variados assuntos dentro do campo psicológico e social. O texto pode ser lido na integra no EnCena, link http://encenasaudemental.com/post-destaque/volto-ja-cibercultura-e-a-teoria-do-apego/

Mais informações podem ser obtidas no site do evento: http://ulbra-to.br/caos/edicoes/2018#programacao