Psicologia das Relações Familiares compartilha histórias reais

Os acadêmicos foram estimulados pela profa. Me. Cristina Filipakis a escreverem um relatório para analisar um dos casos expostos em sala e, na sequência, associar com as bases teóricas da disciplina

A disciplina de Psicologia das Relações Familiares, ministrada pela profa. Me. Cristina Filipakis, realizou uma dinâmica para lá de especial, há poucos dias. Vários acadêmicos foram instados a levarem seus familiares para compartilharem vivências parentais em sala de aula e, assim, possibilitar que os colegas/amigos conhecessem um pouco mais sobre suas vidas.

Acadêmicos da disciplina e seus familiares

Na ação, participaram mães, namorados, filhos, netos, maridos e esposas. Todos se posicionaram sobre as relações de afeto no núcleo familiar, o que acabou por gerar um grande interesse dos acadêmicos, que ouviram atentamente os relatos e, na medida do possível, interpelava com perguntas para dirimir dúvidas.

Os acadêmicos foram estimulados pela profa. Cristina a escreverem um relatório para analisar um dos casos expostos em sala e, na sequência, associar com as bases teóricas da disciplina, que objetiva preparar os estudantes para compreender a dinâmica psicológica que move as relações familiares, bem como se municiar de modos de intervenção no sentido de colaborar para que os núcleos parentais operem dentro de uma lógica de busca de funcionalidade e promoção de saúde mental.

Psicólogo. Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT). Pós-graduado em Docência Universitária, Comunicação e Novas Tecnologias (UNITINS) e em Psicologia Analítica (UNYLEYA-DF). Filósofo, pela Universidade Católica de Brasília. Bacharel em Comunicação Social (CEULP/ULBRA), com enfoque em Jornalismo Cultural; é editor do jornal e site O GIRASSOL, Coordenador Editorial do Portal (En)Cena.