Marcos Mion e sua influência na inclusão escolar

Marcos Chaib Mion, nascido 20/05/1979, em São Paulo, é um apresentador, ator e ativista social brasileiro principalmente na causa autista, a qual se engajou após ter um filho autista. Mion é formado desde 2005 em comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Débora Rosa de Oliveira Ribeiro (Acadêmica de Psicologia) – deboraribeiro86@rede.ulbra.br

 

Marcos Chaib Mion possui ascendência árabe, por parte materna, e italiana, por parte paterna. Nasceu em uma família de classe média alta de São Paulo, sendo o segundo filho do médico e professor da Universidade de São Paulo (USP) Décio Mion Júnior, e da psicóloga e psicanalista Carmem Chaib Mion. Ele teve uma formação com forte base literária e voltada para o teatro, tendo uma preferência particular pela obra de Shakespeare. Com apenas 17 anos já dava aulas de artes cênicas.

Mion iniciou sua carreira na televisão como ator, em 1999, no seriado da TV Globo Sandy & Junior. Após completar seu contrato em 2000, transferiu-se para a MTV, que já tinha o aprovado em um teste anterior, apresentando os programas Supernova e Piores Clipes do Mundo. Em 2001, ele fez o filme De Cara Limpa, em que interpretava André. Com o sucesso do programa Piores Clipes do Mundo, foi para a Rede Bandeirantes em 2002, apresentando o programa Descontrole, que se caracterizava pelo humor espontâneo e escrachado em função de improvisos ao vivo. Suas atuações se deram em várias emissoras e partes dos meios de comunicação, atualmente em Agosto de 2021, o apresentador assinou contrato com a TV Globo e Multishow. Ele foi cotado pela TV Globo para conduzir e encerrar o programa Caldeirão até o final de 2021, cumprindo o plano comercial deixado pelo programa Caldeirão do Huck. Em Outubro de 2021, a pedido e apelo do público, o apresentador foi efetivado no programa, substituindo oficialmente Luciano Huck nas tardes de sábado da emissora. Em março de 2022, o programa foi reformulado e recebeu o título de Caldeirão com Mion. No Multishow, canal pertencente ao Grupo Globo, o apresentador apresenta as transmissões do Rock in Rio e Lollapalooza

Fonte: Instagram Pessoal

Marcos Mion e Família

Em 1994, o irmão mais velho de Mion, Marcelo, faleceu ao cair do vão livre do MASP, enquanto celebrava a aprovação no vestibular de medicina da Universidade de São Paulo. O episódio deixou Mion, que tinha apenas 14 anos, com uma depressão que chegou a levar a um peso de 103 quilos na adolescência. Ele atribui ao teatro, além do tratamento medicamentoso e psicológico, a sua maior motivação para buscar a cura da depressão. Em 1996, aos 17 anos, Mion sofreu um acidente de carro enquanto voltava de uma boate com seu melhor amigo, Carlos. Uma moto ultrapassou o semáforo enquanto o carro passava, batendo fortemente contra o veículo. Carlos, que dirigia, foi atingido e faleceu.

Em 18 de março de 2005, Mion se casou com a designer de moda Suzana Gullo. O casal tem três filhos, Romeo (nascido em 23 de junho de 2005), Donatella (nascida em 19 de setembro de 2008) e Stefano (nascido em 29 de março de 2010). Em 2007, aos dois anos de idade, seu filho Romeo foi diagnosticado com autismo

Defesa da causa autista

Os esforços de Mion pela causa de pessoas com transtornos do espectro autista foram reconhecidos com a aprovação da Lei Romeo Mion (Lei nª 13.977/2020), que habilita a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), que atesta a prioridade nas áreas de saúde, educação e assistência social para pessoas afetadas pelo transtorno. A lei recebeu o nome do seu filho, Romeo, diagnosticado com autismo aos dois anos de idade.

A atuação de Mion também reflete na Educação Inclusiva, sendo considerado como ativista na Educação Inclusiva, quando menciona em suas falas sobre a experiência com a educação do filho Romeo e as escolas brasileiras, reforçando a relevância de um ambiente acolhedor e inclusivo. “Inclusão não é favor. Inclusão não é que a escola está sendo legal. É um direito. Então, pais e mães de crianças especiais, assim como eu, não esqueçam isso, certo?” Com seu ativismo, Mion já ajudou a aprovar duas leis importantes. Uma delas dá direito à jovens com deficiência intelectual a terem uma carteirinha de identificação. A outra pede que o Censo inclua a contagem de autistas entre a população brasileira. “Foi uma vitória. Mas o que aconteceu? Cancelaram o Censo. Damos um passo e tomamos duas rasteiras”, lamentou.

Fonte: Instagram Pessoal

Marcos Mion e o filho Romeo

Em entrevista publicada em 2021 pelo Extra, o artista criticou as falas do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, sobre crianças com deficiência intelectual “atrapalharem” o aprendizado das outras em sala de aula. “Esse cara é um irresponsável. No momento em que você se torna uma pessoa que tem que representar os interesses públicos e não tem empatia, você está no lugar errado. Ele não tinha que estar lá”, protestou o mais novo funcionário da Globo.

Em outra ocasião, Marcos Mion usou as redes sociais para questionar a fala do vereador Maurício Rufino Barbosa (PP), que utiliza o codinome Maurício Bem Estar, durante a discussão na primeira sessão legislativa de 2023, em Araçatuba-SP, sobre atendimento na rede municipal de ensino de crianças com Autistas. Escreveu: “Em pleno 2023, ainda tem vereador falando abertamente sobre excluir autistas das escolas ??? Questionando os direitos conquistados?”.

O acesso à educação e o direito à aprendizagem são garantias constitucionais universais, ou seja, previstas a todos os brasileiros como dever do Estado e da família. A diversidade de experiências, habilidades, contextos e capacidades entre estudantes é uma realidade que deve ser celebrada através de práticas educacionais inclusivas. Nas últimas décadas, a insistência em modelos pedagógicos padronizados demonstrou ser pouco eficiente, de modo que o presente e o futuro da educação consistem na promoção da diversidade como um valor inegociável. Quanto mais respeitados em suas diferenças, mais os estudantes e educadores avançam, sejam eles pessoas com ou sem deficiência.

A inclusão garante direitos e promove a aprendizagem, estimulando a autonomia e a independência das pessoas com deficiência em todas as fases da vida. Dessa forma, o Brasil estabeleceu na Meta 4 do Plano Nacional de Educação o objetivo de universalizar para a população de 4 a 17 anos com deficiência o acesso à educação de acordo com o modelo de inclusão. A abordagem prioriza o direito de todos os estudantes frequentarem as salas regulares, combatendo qualquer discriminação. Além disso, a meta prevê espaços de atendimento educacional especializado (AEE), como medida complementar e não substitutiva da sala de aula comum, que podem ser frequentados pelos estudantes com deficiência no contraturno. O AEE tem por objetivo identificar demandas específicas e elaborar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras existentes, garantido a inclusão e autonomia dos estudantes

Livros

Mion lançou, em 2016, o livro infantil A Escova de Dentes Azul, com ilustrações de Fabiana Shizue. O livro retrata o pedido de Natal de Romeo, primogênito do apresentador, que é autista. Em 2018, Marcos Mion lançou o livro Pai de Menina, uma combinação de dicas para aproximação de pais e filhas e propostas práticas de fortalecimento desse vínculo.

Referências:

MARCOS MION. Wikipedia, 2023. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcos_Mion>. Acesso em: 15/09/2023;

MARCOS MION FALA SOBRE EDUCAÇÃO DE FILHO AUTISTA: “INCLUSÃO NÃO É FAVOR”, Ana Maria, 2021. Disponível em: < https://revistaanamaria.com.br/noticias/familiafilhos/marcos-mion-fala-sobre-educacao-de-filho-autista-inclusao-nao-e-favor.phtml>. Acesso em: 15/09/2023;

MARCOS MION DETONA MINISTRO DA EDUCAÇÃO: “ESSE CARA É UM IRRESPONSÁVEL”, Metrópoles, 2021. Disponível em: < https://www.metropoles.com/celebridades/marcos-mion-detona-ministro-da-educacao-esse-cara-e-um-irresponsavel >. Acesso em: 15/09/2023.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM DIREITO INEGOCIÁVEL.; Observatório do Ensino Médio e Gestão, 2023. Disponível em:  <https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/em-debate/conteudo-multimidia/detalhe/educacao-inclusiva-um-direito-inegociavel?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=GH-TRAFEGO-TOPO-DE-FUNIL&utm_content=group_ad3_Educacao_inclusiva&utm_term=inclus%C3%A3o%20na%20escola&utm_source=&utm_medium=&utm_campaign=&utm_content=&utm_term=inclus%C3%A3o%20na%20escola&gclid=CjwKCAjwjaWoBhAmEiwAXz8DBUuGjtJjtJJxoBJwbLnZRa-_7dbFHP3uPZmWa3NSMfSdcplwl-7xSBoCUGMQAvD_BwE>. Acesso em: 15/09/2023.