(En)Cena promove oficina de produção textual para equipe

Treinamento visa implantação do projeto “Psicorepórter”, que irá envolver acadêmicos de Psicologia no cotidiano do curso
IMG-20160305-WA0000

O (EN)CENA ofereceu à sua equipe, na noite do dia 04/03/2016 (sexta-feira), uma oficina de produção textual, que ocorreu na sala 518 do CEULP/ULBRA. O objetivo é formar redatores e incentivar a escrita. O evento contou com a participação de sete acadêmicos e, em breve, será estendido para outros estudantes interessados em participar da ação.

A oficina é uma iniciativa do curso de Psicologia e foi conduzida a partir de técnicas jornalísticas de elaboração de notícias curtas. A ação está de acordo com as diretivas da coordenação de Psicologia, cujo objetivo é envolver os acadêmicos no cotidiano das diversas disciplinas oferecidas pelo curso. “É uma maneira interessante e participativa no sentido de fazer com que o futuro psicólogo se aproprie das atividades rotineiras do curso. A dinâmica, assim, visa com que todos avancem no processo educativo, de forma contínua e consistente”, assegura a professora Dra. Irenides Teixeira, coordenadora do curso.

O ministrante da oficina e professor Sonielson Sousa acredita “que o projeto é de extrema relevância porque envolve o acadêmico em três aspectos indispensáveis à formação: contato frequente com a escrita, divulgação de sua produção e, por fim, participação direta nas atividades do curso”.

Uma das participantes da oficina, Ismarina Ferreira Fernandes, acadêmica de psicologia, relatou ter gostado muito, pois aprendeu “uma nova forma de expor um assunto”, além de ter ampliado a “aquisição de conhecimento”.

A atividade escrita facilita a organização do pensamento, bem como o desenvolvimento da criatividade. A oficina, assim, reforça as diretivas da coordenação de Psicologia, bem como do próprio CEULP/ULBRA, que é estimular o processo de formação do acadêmico crítico e instigar a curiosidade do mesmo a buscar novos olhares para os fenômenos, a partir da produção de notícias.

A oficina é o primeiro passo para o projeto “Psicorepórter”, que nos próximos dias envolverá uma gama de acadêmicos de Psicologia. Em breve, o (En)Cena publicará mais noticias sobre o tema.

 

+INFORMAÇÕES

(En)cena

Local: CEULP/ULBRA – sala 518

Data da realização: 04/03/2016

Oficina de elaboração de notícias