O cotidiano nas lentes de Alberto Korda

Alberto Diaz Guetierrez, mais conhecido como Alberto Korda foi um fotógrafo cubano é conhecido por retratar a simplicidade de uma nação e ter o seu olhar voltado para o aspecto revolucionário através de suas lentes fotográficas. Ele se tornou mundialmente famoso por Guerrillero Heroico, retrato que fez de Che Guevara.

Fonte: https://goo.gl/75D3VG

Assim como muitos fotógrafos, Korda começou sua carreira como fotógrafo de cerimônias de casamentos, aniversários e batismo. Isso serviu de motivação e inspiração para fazê-lo abrir um estúdio de fotografia em Havana em 1954 e começar a desenvolver ainda mais o seu olhar para a fotografia de moda e publicitária.

A vida do fotógrafo e o seu estilo fotográfico mudaram radicalmente quando o mesmo começou a retratar as causas e as conseqüências dos movimentos socioeconômicos e políticos que se passavam por cuba em sua época. Um grande exemplo da sensibilidade de Korda ao retratar as conseqüências que todos esses aspectos e movimentos causavam na época foi a forma como ele enxergou uma criança que vestia roupas surradas e segurava um pedaço de madeira e uma boneca.

A Menina com a Boneca de Madeira, 1958. Foto: Alberto Korda. Fonte: https://goo.gl/75D3VG

A partir desse retrato, Korda conseguiu dar maior visibilidade do seu registro sobre a pobreza, a beleza e a sensibilidade de sua região, rendendo a ele, a partir de 1959, o trabalho como voluntário para o jornal Revolución, onde conseguiu promover uma maior divulgação dos seus trabalhos.

Korda tomou ainda maior notoriedade por retratar o convívio do líder e a sua relação mais humanizada do revolucionário Fidel Castro com a sua população. O fotógrafo teve uma relação muito estreita com Fidel, possibilitando-o registrar de perto todo o cotidiano dessa grande e importante figura com o seu povo e sua nação cubana. Além disso, também é autor de uma das fotografias (feita em 1960) que é tida como a mais reproduzida ao longo da história e foi mundialmente conhecida por retratar o líder Che Guevara. A fotografia ganhou o mundo a partir da morte de Che, em 1967.

El Guerrillero Heroico – versão sem recorte, 1960. Foto: Alberto Korda. Fonte: https://goo.gl/75D3VG
Versão divulgada do El Guerrillero Heroico. Foto: Alberto Korda. Fonte: https://goo.gl/75D3VG

Alberto Korda nasceu em Havana – Cuba no dia 14 de setembro de 1928 e faleceu em Paris na data de 25 de maio de 2001, na França. Alguns de seus trabalhos são intitulados como: Cuba por Korda, Diário de uma Revolución e Che: El álbum.

Referências

Disponível em: http://mundo-e-arte.blogspot.com.br/2015/07/fotografia-alberto-korda.html>. Acesso em 27 de agosto de 2017

Disponível em:  http://resenhanodiva.blogspot.com.br/2011/12/alberto-korda-o-fotografo-da-revolucao.html>. Acesso em 27 de agosto de 2017

Disponível em: http://iphotochannel.com.br/fotopedia/a-fotografia-mais-reproduzida-de-alberto-korda >. Acesso em 27 de agosto de 2017