Profissional do coach visita turma de Psicologia nas Organizações

Nesta segunda-feira 30, a turma 0847 de Psicologia nas Organizações, sob docência de Carolina Santin Cotica, recebeu a visita do profissional do coach Sonielson Luciano Sousa. O convite foi feito por um grupo de acadêmicos da turma, como trabalho na disciplina, proposto pela sua docente. A visita ocorreu na sala 221 do Ceulp e contribuiu para o conteúdo trabalhado em aulas.

Turma 0847 de Psicologia nas organizações

Sonielson é mestrando em Comunicação e Sociedade; bacharel em Comunicação Social; sócio-fundador do jornal e site O GIRASSOL; professor universitário (Ceulp/Ulbra) nas disciplinas de Filosofia, Antropologia, Sociedade e Contemporaneidade; licenciado em Filosofia; graduando em Psicologia pelo Ceulp/Ulbra, personal Coach, editor e colaborador do portal (En)Cena, colaborador do Portal Educação, além de outros.

Ele inicia sua fala apresentando a origem do coach, que está atrelada à educação física, a qual buscava proporcionar um alto rendimento para os interessados. Segundo Sonielson, o profissional do coach auxilia uma pessoa não adoecida a criar estratégias para atingir seus objetivos, não se utilizando da denominação “paciente”, mas “cliente”. Essas estratégias são criadas depois de se identificar o perfil da pessoa e onde ela direciona mais seu investimento.

Apresentação de coach

Para o acadêmico e componente do grupo que fez o convite, Eduardo Busquets “foi um prazer convidá-lo, pois além de coach, é sociólogo, filósofo, antropólogo e tem excelente didática pedagógica. Estamos felizes por ele ter aceitado realizar a visita. Agora entendemos e compreendemos o assunto”.

Segundo a acadêmica e também componente do grupo que fez o convite, Lôrrane Araújo “ouvir um profissional do coach e futuro psicólogo, além de outras formações, foi esclarecedor, pois no meio profissional e acadêmico, o coach era ‘malvisto’, já que acreditava-se que ele queria fazer um trabalho que cabia apenas ao psicólogo. Esse pensamento é um grande equívoco, é uma questão ideológica. São trabalhos que podem andar juntos, independente da abordagem. As áreas se complementam”.

A visita de Sonielson fez parte de um ciclo de apresentações de trabalhos na disciplina em questão, os quais continuarão na próxima semana.