CAOS: Reflexos da violência familiar sobre a criança

Aconteceu no auditório central do Ceulp/Ulbra no dia 21 de agosto, durante os Seminários Clínicos do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia (CAOS), a apresentação “Violência Física entre Casal: um olhar sócio-histórico sobre os impactos na vida da criança”, realizada pelo Psicólogo Ruam Pedro de Assis Pimentel sob orientação da Profª Me. Nara Wanda Zamora Hernandes.  Ruam apresentou o caso clínico de “Severininho”, nome fictício dado a uma criança de 6 anos que passou por 14 atendimentos na clínica escola do SEPSI.

O Psicólogo, que é egresso do Ceulp/Ulbra, adotou a visão sócio-histórica e sócio-interacionista, que compreende o ser humano como um constructo no qual a consciência parte das interações sociais e do contato com o outro, principalmente através da linguagem.

Primeiramente definiu o conceito de “Zona de Desenvolvimento Proximal” (ZDP), a qual resulta da relação entre o “ser atual” e o “ser potencial” através da mediação, no contato com o meio/outro. ‘Severininho’, segundo o relato de sua mãe, foi fruto de uma gravidez inesperada e seu pai desejava que fosse realizado um aborto. A criança teria presenciado agressões físicas e verbais do entre seus pais até os três anos de idade, quando os dois se divorciaram.  Através do uso de Ludoterapia, o psicólogo buscou atender a demandas como submissão excessiva, ansiedade, baixa autoestima e paralisia diante do medo.

Segundo Ruam, com a expressão através da linguagem e a externalização de necessidades e ansiedades por meio do brincar, puderam-se trabalhar as questões conflitivas da criança, possivelmente foram influenciadas pelo contato com a violência entre seus genitores. Após os atendimentos, ‘Severininho’ teria apresentado significativa melhora em relação à comunicação e autoestima, bem como adquirido maior capacidade de lidar com situações e avaliá-las, alcançando os aspectos que compunham a definição de “ser potencial” no inicio do tratamento.

O Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia (CAOS) acontecerá dos dias 21 a 25 de agosto.

O Congresso

A edição de 2017 do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS, tem como tema “As Faces da Violência – Psicologia, Mídia e Sociedade”. Será uma semana para refletir sobre o exercício da psicologia nos mais diversos campos de atuação, frente as mais diversas formas de expressão da violência, para além das fronteiras da saúde, da segurança pública e das ciências humanas. O tema se configura como objeto perene de investigação científica e profissional, sobretudo na Psicologia, com foco na emancipação das subjetividades.

Serviço:

O que: Palestra e mesas-redondas

Quando: 21 a 25 de agosto de 2017
Onde: Auditório Central do Ceulp/Ulbra

Realização: Curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra

Apoio: Conselho Regional de Psicologia – CRP-23, Prefeitura de Palmas, Jornal O Girassol, Psicotestes, GM Turismo, Coordenação de Extensão do Ceulp/Ulbra, Coordenação de Pesquisa do Ceulp/Ulbra.

Mais informações:

Coordenação de Psicologia: Irenides Teixeira (63) 999943446
Assessoria do Ceulp/Ulbra: 3219 8029/ 3219 8100
Programação e Inscrições: http://ulbra-to.br/caos/

Notícias do Evento: http://encenasaudemental.com/mural