CAOS: Violência, Psicologia, Mídia e Sociedade é tema de Congresso em Palmas

O Congresso acontece entre os dias 21 e 25 de agosto no Ceulp/Ulbra.

Entre os dias 21 e 25 de agosto, psicólogos e acadêmicos de várias partes do Tocantins estarão reunidos no Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS 2017, promovido pelo Curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra, a ser realizado nas dependências da instituição, em Palmas. O evento tem como tema “Faces da Violência – Psicologia, Mídia e Sociedade” e contará com a participação de palestrantes nacionais de renome na área, que estarão compartilhando suas experiências e discutindo as manifestações de violência na sociedade contemporânea, tão permeada pela influência midiática.

A programação do evento conta com palestras, minicursos, seminários clínicos, apresentação de casos, discussões técnicas e teóricas em torno na temática a fim de preparar os profissionais da área da psicologia e afins a lidarem com a realidade cotidiana de violência que se apresenta tanto fisicamente quanto em redes digitais, repercutindo na subjetividade de toda uma sociedade.

Vídeo de divulgação do Evento

Temas como violência em mídias sociais, suicídio e automutilação, alienação parental, violência doméstica, LGBT, redução de danos, violência psíquica no trabalho, dentre outros envolvendo tanto o contexto clínico como o jurídico e social, serão abordados dentro do Caos.

Entre os palestrantes do evento estão Cléa Ballão, mestre em psicologia clínica de ênfase psicanalítica pela Universidade Federal do Paraná, e com experiência na clínica mãe-bebê, que tratará especialmente dos temas voltados à violência infantil que ela alerta “tem reflexos sobre toda a sociedade”. Outro palestrante de renome é Edvaldo Couto, Pós-Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com experiência na área de Educação, Comunicação e Tecnologias; estética; corpo e tecnologia; sexualidade e tecnologias digitais; dentre diversas outras. Ainda na programação está Valeska Loyola que possui graduação em Filosofia e em Psicologia pela Universidade de Brasília, e ainda doutorado pela mesma instituição com período sanduíche de um ano na Université Catholique de Louvain (Bélgica). Professora do departamento de Psicologia Clínica da UNB, orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPG-PSICC). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em saúde mental e gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, gênero, psicanálise e filosofia da linguagem.

O Congresso

A edição de 2017 do Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – CAOS, tem como tema “As Faces da Violência – Psicologia, Mídia e Sociedade”. Será uma semana para refletir sobre o exercício da psicologia nos mais diversos campos de atuação, frente as mais diversas formas de expressão da violência, para além das fronteiras da saúde, da segurança pública e das ciências humanas. O tema se configura como objeto perene de investigação científica e profissional, sobretudo na Psicologia, com foco na emancipação das subjetividades.

Serviço:

O que: Congresso Acadêmico de Saberes em Psicologia – Caos
Quando: 21 a 25 de agosto de 2017
Onde: Auditório Central do Ceulp/Ulbra
Realização: Curso de Psicologia do Ceulp/Ulbra
Apoio: Conselho Regional de Psicologia – CRP-23, Prefeitura de Palmas, Jornal O Girassol, Psicotestes, GM Turismo, Coordenação de Extensão do Ceulp/Ulbra, Coordenação de Pesquisa do Ceulp/Ulbra.

Mais informações:

Coordenação de Psicologia: Irenides Teixeira (63) 999943446
Assessoria do Ceulp/Ulbra: 3219 8029/ 3219 8100
Programação e Inscrições: http://ulbra-to.br/caos/
Notícias do Evento: http://encenasaudemental.com/mural

Estudante de Psicologia (Ceulp/Ulbra), namorando a psicanálise | Bacharel em Comunicação Social (UFT) | MBA em Gestão da Comunicação nas Organizações (Univ. Católica de Brasília)