Evento com Ghandy Piorski tem participação de Professora e Aluna de Psicologia

A palestra ocorreu na última quinta-feira (02/08/2018) na Casa Fava de Bolota

Aconteceu na última quinta-feira, dia 02 de agosto, o evento “A vida imaginária da criança: uma prosa com Ghandy Piorski”, no Centro de Estudos e Pesquisas e Promoção da Cultura Brincante, mais conhecido como Casa Fava de Bolota. A profª Drª Ana Beatriz Dupré e a acadêmica Hannah Silva, ambas do curso de psicologia do Ceulp, prestigiaram esse momento com Piorski, que é autor do livro Brinquedos do Chão – a natureza, o imaginário e o brincar.

Através da prosa o evento objetivava uma apresentação e discussão sobre a autoexploração/autopedagogia, ressaltando que esta não se restringe apenas às crianças, mas podem ser amplia para os adultos. Além disso, Piorski abordou temáticas como a autoexploração, que é a exploração por si só, e a importância do fogo, do cheiro e das diversas formas de brincar para o desenvolvimento da criança no mundo, até mesmo aquelas que por vezes são proibidas, como brincar de guerra e/ou com armas. ‘Se Hitler tivesse brincado de guerra na infância, não teria feito o que fez’, disse Piorski.

Ana Beatriz Dupré e Ghandy Piorski. Foto: Guilherme Oliveira.

Sobre seu interesse no evento, Ana Beatriz Dupré relata que “o interesse no assunto iniciou entre 2016 e 2017, depois que li A última criança na natureza. A partir disso fiz a proposta de um Estágio Básico no qual os alunos utilizaram conceitos propostos pelo Movimento Slow e inspiradas em projetos do Instituto Alana, voltadas para uma vida mais tranquila, com menos consumo, sem propagandas voltadas para crianças”. Já a acadêmica Hannah Silva relata que a autoexploração foi o que mais lhe chamou atenção, devido ao fato de que propõe a autonomia do sujeito, sem necessidade de que o mediador abuse no acréscimo de elementos para a exploração.

Fonte: https://goo.gl/fti6KE

Quem é Ghandy Piorski?

Artista plástico, teólogo e mestre em Ciências da Religião, pesquisador nas áreas de cultura e produção simbólica, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação. No campo das visualidades, discute as narrativas da infância e seus artefatos, brinquedos e linguagens, a partir dos quais realiza exposições e intervenções. É curador e consultor de diversos projetos relacionados com a criança nas áreas de cinema, dança, teatro, literatura, arquitetura e educação. Atualmente, é consultor do Instituto Alana.

Fonte: arquivo pessoal.

Quem é Ana Beatriz Dupré Silva?

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Brasília (1988), Licenciada em Psicologia e Psicóloga pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1997 e 1998), Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília (2002) e Doutora em Ciências do Comportamento pelo Departamento de Processos Psicológicos Básicos do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (2012). Atualmente é professora titular do Centro Universitário Luterano de Palmas/ ULBRA, trabalhando com Análise do Comportamento em vários contextos. E também é coordenadora do Alteridade – Núcleo de Atendimento Educacional Especializado aos Discentes do CEULP.

Fonte: https://goo.gl/hN2fRb

O que é Casa Fava de Bolota?

O Centro de Estudos e Pesquisas e Promoção da Cultura Brincante – Fava de Bolota, é uma empresa de caráter privado, com finalidade educativa e cultural, que se propõe a investigar, produzir e disseminar práticas educativas formais, não formais e informais, que cooperem para a formação de sujeitos brincantes, autores de suas próprias histórias, a partir da intimidade com a sua singularidade cultural e a experiência do pensamento, conscientes e ativos frente a construção de uma sociedade sustentável, baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na cultura lúdica e da paz.

Fonte: https://goo.gl/n1NFi8