A tecnologia a serviço da campanha política

O avanço tecnológico trouxe grandes facilidades ao indivíduo moderno, principalmente no que tange à tecnologia da informação. Dados são compartilhados deformarápida e fácil, tornando a difusão do conhecimento acessível.

Atualmente, com esta evolução adveio a adesão às redes sociais, as compras online, com isso as fronteiras foram reduzidas e muitas pessoas são atingidas e beneficiadas com as novas facilidades. Neste ano eleitoral, vários são os candidatos que optaram por divulgar suas campanhas, planos de governo e ações de modo virtual, assim conseguem atingir o maior número de eleitores, com o menor custo, com a espera por uma campanha eficiente.

Com isso o eleitor pode acompanhar as atividades dos candidatos e estudar as suas propostas, pugnando por aquelas que prezam pela concretização dos princípios constitucionais, como a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, assim o pleito político se torna ético, respeitoso e principalmente, visa o cidadão usuário dos serviços públicos.

A tecnologia da informação assegura o acesso a dados, porém cabe ao usuário ter um pensamento crítico e não levar como verdadeiro tudo o que lê. Além de falsas notícias e compartilhamento dessas informações, teme-se que o usuário torne-se um alienado.

Isto posto, neste ano eleitoral, o eleitor não deve levar tudo o que lê como verdadeiro, tendo consciência que carece de questionar a fonte das notícias divulgadas, bem como pesquisar o assunto em sites de confiança, sem que seja influenciado por opiniões alheias e por inverdades.