O estilo de desenho dos olhos e da boca muda para algo mais detalhado/realista e dá uma identidade visual muito interessante.
Kakegurui é uma série de anime produzida pela MAPPA e exibida no Brasil e em outros países pela Netflix. O significado do nome Kakegurui remete a apostador (a) compulsivo (a); a série retrata justamente essa temática, onde jovens estudantes vivem em um ambiente hostil, onde a maior regra é vencer.
O anime é ambientado no colégio Hyakkaou, uma instituição exclusiva para alunos privilegiados filhos de famílias ricas e influentes. Nesse colégio o desempenho dos estudantes não é medido apenas pelas notas, e sim na capacidade de apostar e ter habilidades de vencer a qualquer custo. O que importa é ganhar e não como ganhar. Os alunos disputam jogos de azar, após as atividades curriculares, usam de estratégias como blefes, mentiras e até trapaças. Eles aguardam de forma ansiosa o momento de se provarem vencedores, quanto mais se vence, mais se consegue subir na cadeia hierárquica da escola. Contudo, os que perdem tem um destino terrível, eles perdem o direito de serem chamados de humanos, são considerados bichos de estimação. A loucura é sustentada e controlada pelos próprios alunos, e os líderes que integram o grêmio estudantil determinam quem está indo bem no sistema ou não. Eles são considerados os melhores jogadores da série, os mais ricos e perversos apostadores compulsivos.
Tudo muda nessa escola quando uma nova aluna chega, Yumeko Jabami, apostadora compulsiva que chama atenção por querer apostar não por status, glória ou dinheiro. Ela gosta de desafiar os colegas e quanto mais ganha, mais se sente motivada a procurar um novo adversário ainda mais habilidoso. A protagonista então vai desafiando um a um dos mais experientes e vencedores na escola. Yumeko não é apenas uma viciada em apostas, ela é obsessiva ao extremo, compulsiva do tipo sádico, corre muitos riscos, que até levam-na ao prazer sexual. Embora ela seja a principal personagem, muitos outros demonstram chegar à loucura ao procurar a satisfação nos jogos.
A adrenalina, a diversão e a possibilidade de ganhar dinheiro são sempre aspectos a considerar quando o assunto diz respeito aos jogos de azar, no anime os personagens são motivados a vencerem nos jogos da mesma forma que esperam vencer na vida. Um jogador compulsivo não mede esforços para obter a vitória, mesmo que isso lhe custe tudo, inclusive a vida. Apesar de a história relatada parecer um absurdo, isso não fica muito fora da realidade que vivemos hoje. Muitas pessoas jogam para aliviar um estresse, uma tensão e até para melhorar uma situação financeira. O problema disso tudo está no fato da pessoa se sacrificar para alcançar sucesso nos jogos.
Talvez o ponto mais representativo da loucura dos personagens, são expressões faciais. O estilo de desenho dos olhos e da boca muda para algo mais detalhado/realista e dá uma identidade visual muito interessante. Você sente a insanidade transbordando, e é tão absurdo, tão exagerado que dá vontade de rir, e isso é intenso. Você não espera algo próximo do real. Você se torna um espectador daquele coliseu de apostas onde pessoas literalmente podem acabar com suas vidas em uma única rodada. É óbvio que existirá muita trapaça e estratégia, deduções mirabolantes, embora críveis, e situações extremas que somente um anime ou mangá consegue nos proporcionar.
As palavras ‘compulsivo’, ‘patológico’ e ‘dependente’ têm sido utilizadas para descrever jogadores que apresentam problemas pessoais, familiares ou sociais devido ao jogo (OLIVEIRA, 1997). Segundo Dickerson (1977) não há nível fixo de jogo que possa ser considerado problema; algumas pessoas procuram ajuda quando perdem alguns trocados por semana, e outros o fazem somente quando enfrentam divórcio ou falência.
Assim, assistir esse anime é algo diferente do que estamos habituados em animações japonesas comuns. Os personagens são explorados de tal forma, que passamos acreditar que toda essa loucura pode não parecer tão sem sentido assim. Pois somos uma plateia que gosta do pão e circo, queremos muitas vezes ver o circo pegar fogo, testemunhar até onde as pessoas irão para alcançar seus objetivos. Do contrário grandes franquias como Jogos Vorazes, Corrida Mortal e até os famosos jogos de Battle Royale não fariam tanto sucesso. Contudo estamos mesmo preparados para lidar com isso na realidade que vivemos? Uma coisa eu penso, que as pessoas estão cada dia mais fazendo de tudo para obter a vitória e nós como futuros profissionais de Psicologia, temos que estar preparados para lidar com as consequências desta “vitória” humana.
Ficha Técnica
Título – Kakegurui
Ano produção – 2017
Dirigido por Yuichiro Hayashi (II)
Estreia – 1 de Julho de 2017 ( Mundial )
Duração – 288 minutos
Gênero – Drama, Mistério, Suspense
País de Origem – Japão
REFERÊNCIAS
OLIVEIRA, M. P. M. T. Jogo Patológico: um estudo sobre jogadores de bingo, videopôquer e jockey club. 1997. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo.
DICKERSON, M. Compulsive gamblig as an addiction: dilemas. Scot Med. J. 22: 251- 252, 1997.