“O livro que você gostaria que seus pais tivessem lido (e seus filhos ficarão gratos por você ler)”, escrito em 2019 pela psicoterapeuta Philippa Perry, destaca-se pela sua abordagem clara e acolhedora sobre a parentalidade. Por uma linguagem acessível, com exemplos e insights, a autora consegue traduzir conceitos complexos da psicologia, o que torna o livro uma ferramenta valiosa para pais e, de forma mais ampla, para qualquer pessoa interessada em compreender as dinâmicas familiares e o impacto da criação familiar na vida adulta. O que tem de tão precioso que os pais precisam aprender sobre criação para que seus filhos fiquem gratos? Para melhor compreensão, trago alguns destaques.
A Relação é mais importante que as Regras
O livro não é um manual passo a passo de como criar filhos, pois o principal ponto de partida de Perry é a ideia de que a parentalidade eficaz não se baseia em manuais rígidos ou em listas intermináveis de regras, ao invés disso, ela enfatiza a qualidade da relação entre pais e filhos, exemplificando que a maneira como nos relacionamos com as crianças é o que realmente molda seu desenvolvimento emocional e sua segurança.
O foco na conexão, e não na correção, é um conceito central da psicologia do desenvolvimento, que aponta para a importância do apego seguro e seus subtipos. O livro exemplifica com metáforas a necessidade de um vínculo forte para a criação de uma base sólida de confiança e autoestima, a partir da qual a criança pode explorar o mundo, aprender a regular suas emoções, e construir sua própria identidade.
Pais, entendam a si mesmos
O livro é quase uma “sessão de terapia”, pois a autora dialoga diretamente com o leitor e o convida a uma jornada de autoanálise. Essa forma de escrever mexe com os sentimentos e lembranças do leitor, o que torna-se um aspecto essencial para a compreensão das temáticas abordadas no livro.
Ao tocar nas lembranças de como os pais foram criados e a influência direta na forma como criam seus filhos, a autora encoraja o leitor a refletir sobre as próprias experiências de infância, reconhecer traumas e padrões herdados.
Essa introspecção é fundamental para repensar as dinâmicas dos ciclos intergeracionais, e, a partir do entendimento das próprias reações com impaciência, perfeccionismo, ansiedade ou solidão, o leitor pode repensar a própria dinâmica familiar.
A leitura não é fácil, principalmente quando reconhece-se padrões e comportamentos que mostram a falibilidade na criação dos filhos, mas a autora não sugere que os pais sejam perfeitos, justamente ao contrário, que reconheçam suas imperfeições e limitações.
Disciplina e Comunicação
Em vez de defender métodos punitivos, Perry propõe a disciplina consciente ao demonstrar, por meio de exemplos, que o comportamento inadequado de uma criança muitas vezes é um sintoma de uma necessidade não atendida ou de uma emoção que ela não sabe como expressar. A autora orienta os pais a olharem além do comportamento e a tentarem entender o sentimento por trás dele.
Um tema que a autora discorre bem é a comunicação, esclarecendo uma gama de comportamentos e os seus possíveis significados, incentivando os pais a escutarem de verdade, a validarem os sentimentos de seus filhos e, a partir daí, se comunicarem de forma transparente.
Falar sobre os próprios sentimentos, para que a criança perceba a humanidade dos pais, tenha empatia e fortaleça a sua própria expressão emocional, por meio do exemplo.
Ferramentas para que cada família encontre as sua parentalidade possível
No geral, “O livro que você gostaria que seus pais tivessem lido” não oferece respostas prontas, mas sim as ferramentas para que cada família encontre as suas próprias e é um lembrete poderoso de que a coisa mais importante que podemos dar a nossos filhos é a nós mesmos, com nossas virtudes e falhas, em um processo de constante aprendizado e aprimoramento.
Ficha Técnica:
Título: O livro que você gostaria que seus pais tivessem lido: (e seus filhos ficarão gratos por você ler)
Autora: Philippa Perry
Tradução: Guilherme Miranda.
Edição: 1ª ed. — São Paulo : Fontanar, 2020