Vencedor do Oscar 2021, na categoria melhor documentário e longa metragem, o filme Professor Polvo narra a amizade de um mergulhador com um animal marítimo, no caso o polvo, em uma Floresta de algas, na África do Sul, continente africano. O documentário tem sido aclamado por muitos críticos por trazer lições sobre a existência, aprendizado com a natureza, fragilidade da vida, a morte não é o fim, entre outras lições transmitidas no decorrer do longa-metragem.
Outra abordagem importante é sobre a importância de se cuidar da saúde mental. Na narrativa, Craig Foster resolveu abandonar o trabalho considerado estressante para cuidar da saúde-mental deteriorada pelas jornadas sufocantes no ambiente profissional em que estava inserido. Para isso, resolveu fazer mergulhos, como forma desvencilhar do seu passado, foi quando encontrou o polvo, e construiu uma amizade nada convencional.
Nessa jornada de mais de 300 dias, o mergulhador apresenta cenas incríveis no fundo do mar, um local cheio de mistérios, bem como o desenvolvimento da sua amizade com o animal, além das pesquisas científicas feitas a partir do contato com o polvo, com uma câmera em mãos. Com esse jogo de câmera, o personagem consegue prender à atenção do telespectador, que adentra as profundezas do oceano, em meio à amizade entre o homem e a outra espécie de ser vivo.
Uma narrativa poética, a qual trouxe inúmeras lições de vida, que podem ser levadas para o ambiente escolar. Entre as lições pode-se citar a importância da empatia com o próximo. Craig quando está fora da água passa a pesquisar sobre o polvo, no intuito de entender o comportamento do seu novo amigo. Uma ação que deve ser levada em consideração, apesar das diferenças, o respeito precisa prevalecer.
Em uma sociedade em que os relacionamentos tornaram-se frágeis, a busca pela confiança em segundo plano, em que o lema sempre é não confie em ninguém. A narrativa vem na contramão dessa linha de pensamento, e aborda a necessidade de estabelecer laços verdadeiros e afetivos de confiança, que irão trazer benefícios reais e amizades saudáveis. O enredo deixa bem claro que a confiança precisa ser construída, e isso não ocorre da noite para o dia.
Rótulos e preconceitos, bem como fazer parte da natureza são outros temas discutidos no documentário que merece ser assistido por todos que são apaixonados por filmes, bem como desejam um aprendizado de vida, que vai além das imagens exuberantes dos locais de gravação do filme. O Homem Polvo é aquele tipo de filme que deveria ir para as salas de aulas das universidades e escolas, por conter temáticas tão profundas que têm si perdido ao longo da busca incessante pelo sucesso, sem remediar as consequências.
Referência
Soteroprosa. Quais as lições do Professor Polvo. Disponível em < https://www.soteroprosa.com/single-post/quais-s%C3%A3o-as-li%C3%A7%C3%B5es-do-professor-polvo> Acesso 18, de out. de 2021
Revista Eletrônica, Vivescer. 10 lições do filme Professor Polvo para o ambiente escolar. Disponível em < https://vivescer.org.br/10-licoes-professor-polvo/ > Acesso. 18, de out, de 2021
Revista Eletrônica, Nerdizmo. 5 lições que aprendemos com o Professor Polvo. Disponível em < https://nerdizmo.uai.com.br/5-licoes-que-aprendemos-com-o-professor-polvo/ >; Acesso : 18,de out, de 2021.
Revista Eletrônica, Rolling Stonne. 5 motivos para assistir o Professor Polvo. Disponível em < https://rollingstone.uol.com.br/noticia/oscar-2021-5-motivos-para-assistir-professor-polvo-indicado-melhor-documentario-lista/ >. Acesso: 18,de out, de 2021