Arcane: entre Piltover e Zaun – um retrato de desigualdade e luta de classes

Compartilhe este conteúdo:

Desde seu lançamento no ano de 2021, a série Arcane, ambientada no universo de League of Legends, uma franquia de jogos, tem conquistado uma legião de fãs pelo enredo bem trabalhado, personagens complexos e os dilemas morais e conflitos vividos pelos mesmos.

Um dos temas principais abordados na série são as desigualdades sociais e conflitos de classe mostrados com as disputas entre os cidadãos das cidades de Piltover, cidade rica e tecnológica, e Zaun, cidade pobre e poluída. É evidente como tais desigualdades afetam, principalmente, os cidadãos de Zaun, que sofrem preconceito e discriminação por viver onde vivem. A série já se inicia mostrando uma guerra entre as duas cidades, resultando em massacres, destruição, traumas e perdas para ambos os lados. 

Ao longo da série, conhecemos vários personagens, sendo, os principais, as irmãs Vi e Jinx (Powder), habitantes de Zaun e traumatizadas com as perdas que já sofreram em meio aos conflitos entre as duas cidades, Jayce, um estudante da academia que sonha em construir uma tecnologia inovadora usando artefatos mágicos, Viktor, o assistente pessoal do diretor da academia, Silco, morador de Zaun e líder radical de uma resistência que tem como objetivo declarar Zaun uma cidade independente sem nenhuma conexão com Piltover (por ter tecnologias e recursos, exerce certo controle violento e autoritário sobre Zaun), e Caitlyn, vinda de uma das famílias ricas de Piltover com um senso de justiça que a faz se candidatar e entrar na polícia da cidade.

Diante desse cenário apresentado na série, pode-se perceber como o ambiente, as vulnerabilidades, a precariedade e a violência afetam diretamente a vida dos personagens e os levam a tomar decisões e ter comportamentos destrutivos para si mesmos e para os outros. As irmãs Vi e Jinx perderam os pais em uma guerra entre as duas cidades, crescendo com traumas, como abandono e medo, em meio a violências e à precariedade, em que muitas vezes precisaram cometer delitos para sobreviver na periferia de Zaun. Tais aspectos fazem com que Vi desenvolva sentimentos de superproteção em relação à irmã mais nova, muitas vezes se colocando em perigo para protegê-la e até se recusando a acreditar que a irmã, devido aos traumas sofridos, se tornou uma pessoa perigosa e instável. Em contraste à vida difícil das irmãs, há Caitlyn, vindo de uma das famílias mais ricas e respeitadas de Piltover e filha de uma das conselheiras da cidade que , consequentemente, teve uma vida luxuosa e acesso aos melhores recursos e oportunidades. Por vir de uma das famílias fundadoras da cidade, esperava-se que ela seguisse os passos da mãe e assumisse uma das cadeiras do conselho, porém, Caitlyn decide entrar para a polícia de Piltover movida por seu forte senso de justiça, mesmo que a personagem veja essa justiça pelas lentes privilegiadas dos cidadãos de Piltover. Ao longo da série, Caitlyn e Vi se aproximam e é aí que a personagem começa a perceber as injustiças e corrupção que o sistema comete com os habitantes de Zaun.

Quanto às injustiças causadas pelo sistema, há Silco, um personagem bastante complexo, muitos habitantes de Zaun o veem como um líder da resistência contra Piltover, por ser um estrategista nato, que usa sua inteligência para tentar governar Zaun e torná-la uma cidade independente, sem ter que jamais se submeter novamente aos abusos dos habitantes de Piltover. Na narrativa de Silco, pode-se perceber a resiliência e perspicácia do personagem, entretanto, muitas vezes ele utiliza de violência e atos de terrorismo para alcançar seus objetivos, fazendo com que, de certo modo, se torne um opressor também.

É importante observar as várias nuances que os personagens de Arcane nos apresentam ao longo da série e as transformações que sofrem com as escolhas e caminhos que decidem seguir. A dualidade dos personagens os tornam verdadeiramente complexos e imprevisíveis, vemos exemplos de como crianças marginalizadas e abandonadas adentram no mundo do crime e violência, como o medo e abandono podem tornar alguém amável em uma pessoa totalmente instável, desconfiada e extremamente violenta, como a vontade de alcançar um objetivo que deveria trazer melhorias para os habitantes de uma cidade pode acarretar em atos terríveis de violência e terrorismo, de certa forma tornando quem os pratica semelhante, ou até pior, de quem está tentando se distanciar.

A busca por melhorias, inovações e progresso levam os personagens de Arcane a extremos. Podemos analisar tais consequências nas narrativas dos personagens Jayce e Viktor. Jayce, um dos estudantes mais promissores da academia, que já passou por dificuldades em sua infância, sonha em desvendar os segredos de artefatos mágicos e utilizá-los para a invocação de tecnologias, com o objetivo de trazer mais qualidade de vida para as pessoas. Ao longo da série, vemos como suas escolhas fazem com que todo o progresso e inovação pelos quais ele trabalha são usados para propagar mais violência contra os habitantes de Zaun, até que suas ações o levam a consequências devastadoras. Já Viktor, um cidadão nascido em Zaun que de alguma forma consegue sair da zona de marginalidade e chega a Piltover, alcança o posto de assistente pessoal de Heimerdinger, diretor da academia, e posteriormente também se tornando melhor amigo de Jayce, Viktor conhece muito bem o preconceito, sofrimento e vulnerabilidades que os habitantes de Zaun sofrem, e tem como objetivo, através da ciência, levar qualidade de vida para todas as pessoas, inclusive os cidadãos de Zaun. Vemos como sua busca por dar mais humanidade aos cidadãos o leva, paradoxalmente, a retirar aspectos fundamentais de sua liberdade e autonomia, sua liberdade e livre arbítrio para viver.

Em suma, a série Arcane consegue representar de forma espetacular como o ambiente é capaz de moldar o comportamento das pessoas, a desigualdade social e como a dualidade entre duas realidades completamente opostas levam as pessoas aos extremos. Os cidadãos de Zaun, vivendo em meio a pobreza, poluição e falta de recursos, tendem a repetir os ciclos de violência em que vivem, quanto aos cidadãos de Piltover, que se encontram em uma posição favorável, agem de forma a explorar os mais vulneráveis e fazer de tudo para se manterem no controle.

FICHA TÉCNICA

Nome Original: Arcane: League of Legends

Gênero: Animação, Ação, Aventura, Fantasia

Plataforma: Netflix

Estúdio de Animação: Fortiche Production

Produção: Riot Games

Criadores: Christian Linke e Alex Yee

Baseado em: League of Legends (Universo de Runeterra)

Lançamento: Novembro de 2021 (Temporada 1) e Novembro de 2024 (Temporada 2)

Compartilhe este conteúdo:

Deixe um comentário