Traumas infantis e o fracasso profissional

O mercado de trabalho atualmente possui ampla concorrência em todas as áreas, há diversos profissionais buscando se estabelecer e ter a tão sonhada estabilidade financeira. O ambiente profissional funciona como uma “selva”, onde, para sobrevivência, é necessário matar um leão por dia. A competitividade é extraordinária, de modo que cada vez mais pessoas com currículo extremamente rico buscam vagas medianas para garantir seus sustentos.

Essa competição por um emprego é algo externo, vivenciado por todas as pessoas no mercado de trabalho, inclusive em concursos públicos. Acontece que, além do fator externo, muitas pessoas precisam lidar com questões internas que impedem sua ascensão profissional.

Graduados, especialistas, mestres e doutores, pessoas com histórico acadêmico impecável, quando chegam diante do mercado, travam, sequer conseguem desenvolver atividades simples. 

Uma pessoa que cresceu em um ambiente saudável, que não foi exposta a situações críticas e traumáticas em sua primeira infância, mesmo sendo um aluno mediano, conseguirá se desenvolver melhor profissionalmente, posto que não terá bloqueios que lhe impedem de entregar seu potencial máximo em seu cotidiano.

 

Fonte: encurtador.com.br/gANY2

 

Agora, uma pessoa que teve um desenvolvimento conturbado, com problemas familiares, presenciando momentos de extremo constrangimento e traumas, terá uma predisposição para que seu potencial não seja alcançado.

É importante lembrar que a presença de um trauma não está ligada a capacidade técnica-profissional de uma pessoa, posto que cada situação possui suas peculiaridades e, não necessariamente um trauma irá causar prejuízos.

Pessoas muito passivas, que não conseguiam se expressar de forma plena, terão dificuldades em meios sociais ou em discussões profissionais, de modo que suas ideias poderão não ser ouvidas.

Pessoas agressivas possuem dificuldade com a subordinação necessária na maioria dos empregos, e seu descontrole faz com que pessoas com tal comportamento não se mantenham por longos períodos em uma mesma função.

Os traumas são diversos, em alguns, possuem uma característica perceptível, já em outros, tal condição pode ser interpretada como desleixo, falta de atenção, ou até mesmo preguiça em exercer suas funções.

Uma pessoa depressiva, que vivenciou situações extremas em sua vida pessoal, que possui uma forte turbulência emocional e não sabe lidar com tais sentimentos, não conseguirá desempenhar suas funções com a lisura necessária, vez que sua mente não está focada, muitas vezes naquilo que está sendo desenvolvido.

 

Fonte: encurtador.com.br/FITW5

 

Depressão e ansiedade são as condições mais observadas atualmente no ambiente profissional, porém, infelizmente, ainda são pouco compreendidas e, como dito anteriormente, tidas em alguns casos como desinteresse profissional.

Lidar com questões pessoais e profissionais ao mesmo tempo é um desafio muito difícil, algumas pessoas não adquirem um jogo de cintura para desenvolver ambos os lados de sua vida.

Nos dias atuais, há uma ampla divulgação da possibilidade de existências de problemas psicológicos vivenciados em toda a população, os profissionais que atualmente sofrem com alguma condição específica que vêm atrapalhando seu desempenho técnico, poderão buscar ajuda psicológica para que não tenha uma vida acompanhada de fracassos e decepções.

REFERENCIAS

LOPES, Allan. Comportamento agressivo no trabalho e os seus impactos. 2019. Disponível em <https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/colunistas/allan-lopes/comportamento-agressivo-no-trabalho-e-os-seus-impactos/> acesso em 11 set 2021.

FOGAÇA, Luciene. Tratamento para trauma emocionais. Disponível em: <https://psicologaluciene.com.br/traumas-emocionais-e-psicologicos/> acesso em 07 set 2021.

The School of Life. As tristezas do trabalho e o fracasso profissional – er autocompaixão com os próprios fracassos não significa ser inocente, mas tentar compreender os motivos que podem ter levado ao resultado negativo. 2016. VC/AS. Disponível em <https://vocesa.abril.com.br/geral/as-tristezas-do-trabalho-e-o-fracasso-profissional/> acesso em 08 set 2021.